A iniciativa “Sentir Macau Roadshow em Madrid” arrancou a 17 de abril, levando à capital espanhola uma mostra abrangente da oferta turística, cultural e económica de Macau, num evento que decorre até ao dia 21. A ação tem lugar na zona pedonal da Puente del Rey, no centro de Madrid, onde, diariamente entre as 15h00 e as 21h00, os visitantes podem explorar quatro áreas expositivas com cerca de 20 stands e diversas experiências interativas.
Entre os destaques estão demonstrações de património cultural intangível, como a dança do leão e a confeção de trajes tradicionais, bem como um espaço inspirado nas casas de chá, simuladores do Grande Prémio de Macau e experiências de realidade virtual.
O roadshow integra ainda zonas dedicadas à promoção da indústria turística e de produtos turísticos de Macau, com a participação de entidades governamentais e empresas, incluindo a apresentação do potencial de desenvolvimento de Hengqin. O evento inclui também um programa diário de espetáculos e culmina, a 21 de abril, com a “Noite de Macau”.
Antes do arranque da promoção de rua, a Direcção dos Serviços de Turismo (DST) organizou, a 16 de abril, a ação “Sabor da China – Aroma de Macau”, dirigida a cerca de 40 jornalistas e influenciadores espanhóis. O evento decorreu no restaurante Soy Kitchen, recomendado pelo Guia Michelin Espanha 2026, e teve como objetivo divulgar a gastronomia de Macau enquanto elemento distintivo da sua identidade cultural.
Leia também: Intercâmbio China–Portugal em foco em nova exposição em Lisboa
A diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, destacou que a iniciativa, integrada na marca “China Taste” 2026, permite promover Macau como destino gastronómico no contexto de viagens multi-destinos. Já representantes institucionais chineses sublinharam o papel de Macau como ponte cultural, destacando a sua classificação como Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia.
A campanha gastronómica decorre desde o início de abril em três restaurantes de Madrid – Soy Kitchen, Lamian e TRIPEA – com menus inspirados em Macau, sendo que a iniciativa no Soy Kitchen se prolongará até Julho.
No dia 20 de abril, realiza-se ainda uma sessão dirigida a operadores turísticos, com apresentações sobre os mais recentes desenvolvimentos do setor em Macau e oportunidades de turismo mono e multi-destino, seguida de encontros de negócios entre profissionais do setor.
Organizado pelo Governo da RAEM, em articulação com várias entidades chinesas e espanholas, o “Sentir Macau Roadshow em Madrid” integra a estratégia de internacionalização do território, reforçando o seu papel como plataforma de ligação entre a China e os países de língua espanhola e promovendo a captação de visitantes internacionais.