RAEM REFORÇA PARTILHA DE INFORMAÇÃO FINANCEIRA - Plataforma Media

RAEM REFORÇA PARTILHA DE INFORMAÇÃO FINANCEIRA

 

 

A RAEM assinou memorandos de entendimento com os Estados Unidos, Rússia e Reino Unido para a troca de informação financeira relativos à prevenção e repressão dos crimes de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.

 

Segundo dados publicados no portal do Gabinete de Informação Financeira (GIF), foi firmado, em dezembro, um memorando de entendimento com a Rede de Combate à Criminalidade Financeira dos Estados Unidos e, em janeiro, com o Serviço de Monitorização Financeira Federal da Federação Russa e a Unidade de Informação Financeira do Reino Unido.

O GIF tem também memorandos de entendimento/acordos de cooperação com China, Portugal, Hong Kong, Coreia do Sul, Indonésia, Filipinas, Tailândia, Japão, Malásia, Singapura, Ilhas Fiji e Austrália.

Segundo os mais recentes dados do GIF, entre janeiro e junho de 2014, Macau registou 877 participações de transações suspeitas de branqueamento de capitais e/ou financiamento de terrorismo, mais 100 do que nos primeiros seis meses de 2013, das quais 76 foram enviadas para o Ministério Público para investigação.

A indústria do jogo manteve-se como a atividade que deu origem ao maior número de denúncias (663 ou 75,6% do total), seguindo-se o setor financeiro, da banca e seguradoras (213 ou 24,3%).

A ter-se mantido idêntico o número de participações na segunda metade do ano passado, 2014 deverá ter fechado com um número superior a 2013, ano em que foram reportadas 1.595.

Os dados referentes ao cômputo de 2014 deverão ser divulgados em maio.

 

Assine nossa Newsletter