XI AUMENTADO - Plataforma Media

XI AUMENTADO

 

O salário mensal do Presidente chinês, Xi Jinping, subirá este ano 60%, para 11.385 yuan (1.850 dólares), no primeiro aumento salarial da função pública chinesa em quase uma década, divulgou a imprensa oficial chinesa.

O aumento beneficiará também os outros seis membros do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC), de acordo com o plano de atualização salarial dos funcionários públicos da China, divulgado pelo Ministério dos Recursos Humanos e Segurança Social. Aquele comité, constituído por sete elementos, entre os quais o primeiro-ministro, é a cúpula do poder na China.

Os salários dos funcionários públicos chineses estavam congelados desde 2006. Alem do salário, todos os funcionários, incluindo o Presidente da Republica, recebem mensalmente um montante não especificado de subsídios, atribuídos em função do cargo que exercem e das exigências que lhes estão associadas.

Segundo o referido plano, o salário mais baixo no funcionalismo público chinês, que atualmente é de 630 yuan (cerca de 104 dólares euros) por mês, mais do que duplicará este ano, para 1.320 yuan (213 dólares).

O Governo chinês prometeu igualmente “ajustar” os salários todos os anos ou de dois em dois anos.

Os baixos salários dos funcionários públicos chineses são considerados um dos fatores que contribuem para a elevada corrupção no país. Em 2012, o salário anual médio na função pública chinesa era de 46.207 yuan (7.516 dólares) por ano, indica um estudo da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter