Início » LI KA-SHING DEIXOU DE SER O “SUPER HOMEM”

LI KA-SHING DEIXOU DE SER O “SUPER HOMEM”

 

Os dias do magnata Li Ka-Shing como grande referência no país chegaram ao fim, tendo em conta a reorganização anunciada para a sua empresa, segundo anunciou na quinta-feira o jornal oficial chinês Global Times.

O milionário Li, de 86 anos, anunciou na semana passada uma restruturação profunda do seu império comercial: a construtora de Hong Kong Cheung Kong Holdings, a sua principal empresa, vai assumir a subsidiária Hutchison Whampoa e a entidade conjunta será dividida em duas, criando uma empresa imobiliária e um conglomerado internacional.

Os investidores aplaudiram o negócio, causando uma valorização das ações das duas empresas na segunda-feira, mas o Global Times diz que Li vendeu algumas propriedades na China Continental e “aumentou as suas participações na Europa”.

O jornal cita “rumores” que a restruturação empresarial indica que Li está prestes a retirar bens da China e de Hong Kong, numa aposta contra ativos denominados em yuan. A estratégia, diz o diário, não vai gerar mudanças na economia chinesa e representa a emergência de uma nova classe de empresários no país, como o fundador do gigante da Internet, Alibaba.

“Li criou milagres para a sua geração, mas a geração de Jack Ma pode ser mais capaz de acompanhar as mudanças que estão a acontecer na China e tem a capacidade de ser mais aventureira”, escreve o jornal no seu editorial.

“O investimento de Li é uma gota no oceano em comparação com a enorme dimensão da economia chinesa”, acrescenta. “Já houve várias previsões pessimistas sobre a China, mas todas demonstraram estar à margem da realidade”.

Li tem sido o homem mais rico da Ásia desde 2012, sendo ultrapassado por Ma em dezembro.

O jornal elogiou Li pelo contributo que deu para as reformas económicas da China e na abertura ao mundo, mas disse que o seu papel como referência estava a diminuir.

“Merece a alcunha de ‘Super Homem’, mas não será a referência no futuro”, afirma o jornal.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website