Início » GUANGCHANG, O MIDAS CHINÊS

GUANGCHANG, O MIDAS CHINÊS

 

Guo Guangchang, presidente do grupo Fosun, proprietário das antigas seguradoras da Caixa Geral de Depósitos, é o mais rico investidor chinês, com uma fortuna de 4.500 milhões de dólares, anunciou hoje a imprensa oficial.

Guo Guangchang, 48 anos, encabeça a Hurun Midas Rich List of China 2015, composta por 87 investidores chineses, 12 dos quais mulheres, com uma fortuna pessoal superior a 50 milhões de dólares.

Um outro executivo do Fosun, Liang Xinjun, ocupa o 5.º lugar da lista, com 1.600 milhões de dólares.

A Hurun Report Inc, uma unidade de investigação fundada em 1999 pelo contabilista britânico Rupert Hoogewerf, publica anualmente uma lista das personalidades mais ricas da China, mas esta – compilada pela primeira vez – diz apenas respeito aos empresários em que, pelo menos, 30% da riqueza provem de investimentos em títulos e ações.

O nome, “Midas”, é inspirado no mitológico Rei Midas, que segundo as lendas gregas, transformava em ouro tudo aquilo em que tocava, dando origem à expressão “toque de Midas”.

A média de idade entre os 87 investidores da lista é de 49 anos e o mais novo, com um fortuna estimada em 80 milhões de dólares, tem 34.

Entre os primeiros dez, a média da riqueza é de 1.800 milhões de dólares.

O grupo Fosun, considerado um dos mais lucrativos consórcios privados da China, com sede em Xangai, já investiu quase 1.500 milhões de euros em Portugal.

Além do grupo segurador Fidelidade, o Fosun comprou a Luz Saúde, que pertencia ao Grupo Espírito Santo, por 480 milhões de euros, e é apontado como um dos candidatos à compra do Novo Banco.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!