CHUI SAI ON DESTACA IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO COM GUANGDONG - Plataforma Media

CHUI SAI ON DESTACA IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO COM GUANGDONG

 

O chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, defendeu hoje a cooperação com o município chinês de Zhongshan, na província de Guangdong, como uma das prioridades nas relações bilaterais.

As declarações de Chui Sai On, citadas em comunicado, foram realizadas após um encontro com responsáveis do município de Zhongshan.

O chefe do Executivo de Macau afirmou que a cooperação regional com aquele município tem sido abordada com o Governo central e que os trabalhos, incluindo do Acordo-Quadro sobre a criação das novas zonas de Cuiheng, em Zhongshan e a construção conjunta de uma zona piloto de cooperação geral Guangdong-Macau em Cuiheng, “têm obtido um reconhecimento positivo”.

Chui Sai On acrescentou ainda que Macau vai pedir a Pequim, em conjunto com Guangdong, a integração dos trabalhos no Acordo-Quadro de Cooperação entre Guangdong e Macau.

No encontro foi também abordado o projeto em Cuiheng do primeiro porto aberto para viagens em barcos de recreio nas quatro regiões dos dois lados do estreito.

A construção do edifício do posto fronteiriço e dos portos de Cuiheng para cargas e passageiros está em curso. No encontro de hoje, o secretário do Comité Municipal de Zhongshan do Partido Comunista chinês, Xue Xiaofeng, manifestou vontade de concretizar o projeto no primeiro semestre deste ano.

No âmbito da cooperação económica e comercial, Xue Xiaofeng disse que há cerca de 600 empresas de Macau a investir em Zhongshan, e mais de dez de Zhongshan a fazer o mesmo no sentido inverso.

O responsável acrescentou que irá pedir o apoio do governo central para construir uma zona piloto de cooperação geral Guangdong-Macau, com cerca de cinco quilómetros quadrados, de forma a impulsionar a diversificação industrial de Macau e o desenvolvimento de Zhongshan.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
Opinião

Liberalismo selvagem

Opinião

A Carne De Porco É Cara? Criemos Porcos!

Opinião

Pedido de Compensação Americano Terá Lugar Amanhã

Opinião

O caminho da montanha

Assine nossa Newsletter