BABEL LANÇA OBRA SOBRE PLANEAMENTO URBANÍSTICO DE MACAU - Plataforma Media

BABEL LANÇA OBRA SOBRE PLANEAMENTO URBANÍSTICO DE MACAU

 

A organização cultural Babel está a preparar o lançamento de “Macau Sessions. Diálogos sobre a arquitetura e a sociedade”, uma obra em língua inglesa que junta depoimentos de profissionais de vários países, que trabalharam no planeamento urbanístico e no desenho da arquitetura de Macau. “Alguns dos autores relacionam o desenvolvimento de Macau com o que se passa na China contemporânea, portanto é uma visão integrada do desenvolvimento da cidade”, explica a fundadora e diretora artística da organização, Margarida Saraiva.

O livro, ainda sem data de publicação, conta com depoimentos de cerca de 10 autores entrevistados por Tiago Quadros, arquiteto em Macau e um dos responsáveis pela Babel. “O modelo da entrevista permite que estas pessoas também partilhem o conhecimento que têm – e que muitas vezes é académico – de uma forma mais acessível”, nota Margarida Saraiva.

A Babel tem ainda em mãos uma outra obra. “Árvores de Macau” deverá chegar às bancas em 2015 e é um levantamento das principais árvores de Macau – ao todo são 216. A obra vai contar com ilustrações científicas da artista portuguesa Catarina França. “Todas as árvores são desenhadas e pintadas à mão”, adianta Margarida Saraiva, explicando ainda que esta é uma forma de sensibilizar a comunidade para as questões ambientais.

“Tentámos fazer este trabalho com fotografia e é praticamente impossível porque não conseguimos isolar as plantas, as folhas, as árvores e os ramos nesta confusão que é Macau. Optámos pela ilustração científica”.

A Babel, fundada em 2013, é uma organização sem fins lucrativos e tem como objetivo criar novas oportunidades educativas no campo da arte contemporânea, da arquitetura e do ambiente.

 

C.D. com P.N.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter