PORTO E SHENZHEN QUASE IRMÃS - Plataforma Media

PORTO E SHENZHEN QUASE IRMÃS

 

O Presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Moreira vai estar em Macau e Shenzhen em outubro para “um conjunto de reuniões no âmbito da promoção do investimento”. A cooperação nas indústrias criativas e na gestão das águas e dos resíduos pode ser uma aposta entre os dois lados. Para já, Shenzhen e o Porto preveem um acordo de geminação.

 

Depois de Macau e Xangai, é a vez de Shenzhen assinar um acordo de geminação com a cidade do Porto. “Shenzhen está a procurar uma geminação com uma cidade portuguesa em que nós mostrámos imediatamente interesse e total disponibilidade”, explica o presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Moreira ao Plataforma Macau. 

O responsável vai viajar a Shenzhen depois de visitar Macau, onde estará a convite do Chefe do Executivo, Chui Sai On, a partir do dia 8 de outubro. “Vamos ter um conjunto de reuniões no âmbito da promoção do investimento”, avança.

Em Shenzhen, estão previstos contactos “quer ao nível de investimento, quer da promoção turística da cidade do Porto”. Rui Moreira explica: “Estamos a trabalhar num protocolo de cooperação entre as duas cidades, que poderá vir a ser celebrado em Shenzhen ou eventualmente no Porto, na medida em que eu também já manifestei interesse em convidar os dignatários da cidade a virem ao Porto”.

As indústrias criativas, uma aposta forte da Invicta, poderá ser uma das áreas de cooperação. O responsável portuense vê um “enorme potencial” na cultura enquanto “fator de dinamização na criação de novas empresas, de emprego, da coesão social”.

A delegação que vai acompanhar Rui Moreira ainda não está definida mas deverá contar com um grupo de empresários e responsáveis pela área da atração do investimento e do turismo.

João Pedro Matos Fernandes, presidente do conselho de administração das Águas do Porto, também vai estar presente. “Pode ser particularmente interessante trocar experiências com Macau nessa área dos resíduos, das águas e das infraestruturas, questão em que a nossa empresa tem tido uma atitude muito dinâmica”, reforça o responsável pela Câmara Municipal do Porto.

Rui Moreira é um velho conhecido de Macau. Durante vários anos foi acionista da empresa de transportes marítimos Transinsular, que contava com a participação de Stanley Ho e da Wak Kwong Shipping de Hong Kong.

 

Catarina Domingues

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
Opinião

Liberalismo selvagem

Opinião

A Carne De Porco É Cara? Criemos Porcos!

Opinião

Pedido de Compensação Americano Terá Lugar Amanhã

Opinião

O caminho da montanha

Assine nossa Newsletter