Início Angola DESCOBERTAS IMPORTANTES RESERVAS DE DIAMANTES EM ANGOLA

DESCOBERTAS IMPORTANTES RESERVAS DE DIAMANTES EM ANGOLA

A mineira australiana Lucapa Diamond Company anunciou esta semana a existência de um importante campo de diamantes na nova exploração na região do Lulo, no norte de Angola. De acordo com a Lucapa, a prospeção confirmou o potencial diamantífero no kimberlito Se251, naquela concessão, depois de recuperados quatro diamantes, de diferentes dimensões, entre as primeiras amostras analisadas.

Com uma superfície de cerca de 220 hectares, a área denominada Se251 será o “maior” campo de kimberlito (espécie de rocha magmática com diamantes) identificado na concessão de Lulo, de 3.000 quilómetros quadrados, na província angolana da Lunda Norte. Na mesma informação, o diretor da Lucapa, Miles Kennedy, considera a recuperação destes diamantes entre as amostras como “extremamente importante” por indicar, “sem qualquer dúvida”, que este “enorme canal” em análise “é, de facto, diamantífero”.

A concessão, cujos direitos de exploração foram recentemente prorrogados por mais dois anos, até junho de 2025, pelo Governo angolano, pode acolher um grande campo de kimberlito e está localizada a cerca de 150 quilómetros a oeste da mina de diamantes de Catoca, a maior produtora nacional e a quarta maior do género no mundo.

“A Se251 foi considerada como alvo de exploração prioritária pela Lucapa desde que a equipa geológica identificou o canal de kimberlito como provável origem do maior e mais valioso diamante de aluvião recuperado da mesma área na concessão de Lulo”, lê-se na informação da empresa, agora divulgada.

Em janeiro passado, a empresa australiana anunciou a descoberta de um diamante branco de 32,2 quilates, com a forma de um dodecaedro irregular.

A Lucapa vendeu até maio passado seis milhões de dólares australianos (mais de quatro milhões de euros) em diamantes de aluvião recuperados durante a fase de exploração em toda a concessão de Lulo, a 750 quilómetros da capital Luanda.

Dados da indústria diamantífera mundial apontam Angola como quinto maior produtor de diamantes, mas a sua produção representa apenas 8,1 por cento do valor global mundial.

 

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!