Início » Estrelas do futebol na mira: grupo colombiano assalta casas em Portugal

Estrelas do futebol na mira: grupo colombiano assalta casas em Portugal

Um grupo criminoso de origem colombiana, radicado em Espanha, está a ser investigado pela PSP por suspeitas de ter como alvo residências de futebolistas em Portugal e noutros países europeus.

Um grupo criminoso de origem colombiana, radicado em Espanha, está a ser investigado pela PSP por suspeitas de ter especializado a sua atividade no assalto a residências de futebolistas de alto nível em vários países europeus, incluindo Portugal. O caso ganhou novo impulso após o roubo à casa do jogador do FC Porto Deniz Gül, em Vila Nova de Gaia.

Segundo informações divulgadas pelo Jornal de Notícias, as autoridades suspeitam que a organização tenha atuado nos últimos anos contra jogadores de clubes de Portugal, Espanha, França e Itália. A investigação procura determinar a extensão da rede e a eventual ligação entre diferentes assaltos.

Deniz Gül foi o alvo mais recente

A residência de Deniz Gül foi assaltada no domingo. Os suspeitos terão levado relógios e joias avaliados em mais de 250 mil euros. O roubo foi descoberto por vizinhos, que alertaram as autoridades depois de verificarem sinais de arrombamento.

As autoridades suspeitam que o mesmo grupo possa estar relacionado com o assalto à casa de Jan Bednarek, também jogador do FC Porto, ocorrido em maio.

Nesse caso, o futebolista regressou inesperadamente a casa e encontrou vários homens no interior. Bednarek terá sido ameaçado com uma faca antes de os assaltantes fugirem com relógios e joias avaliados em cerca de 150 mil euros.

Jogadores são vigiados antes dos assaltos

A investigação aponta para um método organizado e baseado na vigilância dos alvos. Os suspeitos procuram conhecer os horários dos jogadores e das suas famílias e acompanham os seus movimentos antes de avançarem para o assalto.

Leia mais: Assalto à casa de Donnarumma terá sido ordenado a partir da prisão por jovem de 21 anos

A PSP admite que a organização possa recorrer a pessoas com contactos junto dos atletas para obter informação privilegiada sobre os seus hábitos e períodos de ausência.

Num dos casos investigados, os assaltantes terão utilizado uma situação aparentemente banal para confirmar se havia alguém em casa. Uma bola terá sido lançada para o interior da propriedade de Bednarek, permitindo aos suspeitos tocar à campainha e verificar se alguém respondia.

A estratégia passa, segundo as informações recolhidas pelas autoridades, por atacar as habitações quando os jogadores estão ausentes, nomeadamente durante jogos ou estágios.

Regresso a Espanha após os roubos

Depois dos assaltos, os suspeitos terão regressado a Espanha no próprio dia, onde as autoridades acreditam que os objetos roubados são colocados no mercado negro.

A PSP está a desenvolver a investigação em articulação com autoridades policiais de outros países, incluindo Espanha e Itália, com o objetivo de identificar os restantes elementos e perceber a dimensão da organização criminosa. Em Portugal, o caso está a ser acompanhado por uma equipa especializada da Divisão de Investigação Criminal do Porto.

O caso surge depois de outras operações envolvendo grupos de origem colombiana que entraram em Portugal a partir de Espanha para cometer furtos. Em outubro de 2025, a PSP deteve sete cidadãos colombianos suspeitos de integrarem uma célula criminosa responsável por assaltos a residências em vários pontos do país.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website