Início » Bolsas sobem após Trump suspender tarifas e recuar no uso da força pela Gronelândia

Bolsas sobem após Trump suspender tarifas e recuar no uso da força pela Gronelândia

Wall Street recupera de perdas históricas após anúncio de compromisso diplomático em Davos.

Os mercados financeiros globais registaram uma recuperação vigorosa esta quarta-feira, 21 de janeiro, impulsionados pela mudança de tom do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à disputa territorial da Gronelândia.

O anúncio de um “enquadramento de acordo futuro” com a NATO e a suspensão imediata de sanções comerciais trouxeram o alívio esperado pelos investidores após o pânico da sessão anterior.

Durante a sua intervenção no Fórum Económico Mundial, em Davos, Trump confirmou que os Estados Unidos não irão aplicar as tarifas de 10% que estavam programadas para entrar em vigor a 1 de Fevereiro. Estas taxas visavam oito aliados europeus — Dinamarca, França, Alemanha, Reino Unido, Noruega, Suécia, Finlândia e Países Baixos — como represália pela resistência à pretensão norte-americana de adquirir a ilha. E a promessa de que os EUA “não usarão a força” para tomar o território, aliada ao progresso nas conversações com o Secretário-Geral da NATO, Mark Rutte, foi vista pelos analistas como um recuo estratégico que remove, para já, o cenário de uma guerra comercial ou militar transatlântica.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website