O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo reitor da UM, Song Yonghua, após a aprovação do Conselho da Universidade.
As novas faculdades abrangem as áreas das ciências e tecnologias: Faculdade de Medicina, Faculdade de Informática, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Ciências e Faculdade de Design.
A atual Faculdade de Ciências da Saúde vai expandir-se e tornar-se em Faculdade de Medicina, com a criação de novos departamentos, nomeadamente: Medicina Clínica, Ciências Farmacêuticas e Nutrição, e Medicina Dentária, bem como cursos especializados desenvolvidos em parceria com a Universidade de Lisboa. Prevê-se um total de 4.000 estudantes.
As Faculdades de Informática e de Engenharia vão também expandir os departamentos e incluir áreas como Ciência de Computadores, FinTech e Engenharia Biomédica, com uma previsão de 4.000 estudantes em cada uma destas faculdades.
Já a Faculdade de Ciências e a nova Faculdade de Design devem acolher, respctivamente, cerca de 1.000 e 1.500 estudantes, com novos cursos como Matemática, Química, Arquitetura e Design Urbano.
Em comunicado, a UM indica ainda que vai operar num modelo de “campus duplo”, com as novas faculdades a funcionar tanto no campus principal como no novo campus da Zona de Cooperação de Hengqin
Leia mais em Rádio Macau