Início » Espectadores de eventos querem melhores transportes

Espectadores de eventos querem melhores transportes

A recente série de grandes eventos desportivos em Macau atraiu numerosos turistas à cidade para assistir às competições. Alguns aproveitaram os intervalos entre os jogos para apanhar o Metro Ligeiro (LRT) até aos bairros locais para fazer refeições, manifestando esperança de que, no futuro, o LRT possa abranger toda a Península de Macau para facilitar as deslocações. Outros visitantes, interessados em explorar as comunidades à procura de gastronomia, consideraram que os autocarros são demasiado demorados e esperam que existam mais serviços de ‘shuttle’ entre os recintos desportivos e os bairros locais.

A Sra. Pan, turista proveniente de Foshan, contou que ela e vários amigos viajaram em grupo para Macau para assistir a um torneio de ténis de mesa. Compraram bilhetes para duas partidas no mesmo dia, ficando com bastante tempo livre para passear. Como o recinto se situava no Cotai, perto de uma estação do Metro Ligeiro, o grupo caminhou até à estação após o jogo da manhã e apanhou o Metro até à Barra. Foi a primeira vez que experimentaram o Metro Ligeiro de Macau. Consideraram-no não só económico, como também rápido e conveniente, permitindo chegar à Península de Macau em pouco mais de dez minutos.

Durante a pausa, visitaram um café na Rua de Cinco de Outubro para almoçar, passearam pela zona e compraram especialidades locais no valor de algumas centenas de patacas, antes de regressarem ao recinto. A Sra. Pan espera que a rede de transportes públicos de Macau continue a melhorar e manifestou o desejo de ver o Metro Ligeiro chegar a zonas como o Bairro Norte e Horta e Costa, facilitando as visitas e compras nos bairros locais.

Outro turista de Guangzhou, o Sr. Chan, é entusiasta de voleibol e fez uma viagem especial com colegas para assistir a um jogo e procurar comida típica. Admitiu já ter visitado Macau várias vezes e afirmou que, mais do que as atrações turísticas populares, o que o atrai é a gastronomia autêntica encontrada nas comunidades locais. Defende que as ruas antigas, becos e mercados municipais dos bairros são onde reside o encanto único de Macau.

Durante um intervalo entre jogos, apanhou um autocarro do Cotai até ao Mercado Municipal da Horta da Mitra e à zona de Horta e Costa, mas achou a viagem demasiado longa. Sugeriu que, durante grandes eventos desportivos, fossem criados serviços diretos de ‘shuttle’ dos recintos desportivos para os bairros locais, de modo a ajudar os turistas a planear os seus itinerários e a experienciar de forma mais profunda o ambiente comunitário.

A Sra. Li, uma turista de Shenzhen, veio assistir a um torneio de ténis em Hengqin com o marido e aproveitar também o Grande Prémio de Macau, ficando uma noite num hotel da cidade durante o fim-de-semana. O casal gosta de descobrir comida típica e planeou passar um dia a explorar vários bairros de Macau.

Como não estavam familiarizados com algumas das ruas e becos dos bairros locais, e dado que alguns sinais de orientação são demasiado simples, recearam que visitantes pela primeira vez se pudessem perder. A Sra. Li sugeriu, por isso, a optimização da sinalização nessas zonas. Acrescentou que iria utilizar mapas turísticos temáticos sobre gastronomia disponíveis online e esperava ter uma experiência culinária única.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!