A Residência para Idosos do Governo está em funcionamento há mais de um ano, acolhendo atualmente mais de 1.500 residentes idosos. Muitos idosos têm dito que a renda atual representa um encargo financeiro e que o recente abrandamento do mercado imobiliário privado e a queda dos preços das rendas diminuíram também a atratividade da Residência. Por isso, espera-se que as autoridades reavaliem os critérios de fixação de preços e as políticas de desconto, ajustem as taxas de utilização em conformidade e ofereçam mais benefícios, ao mesmo tempo que melhoram a qualidade dos serviços prestados.
Para aliviar o peso financeiro sobre os residentes, o Governo concede um desconto de 20% nas taxas de utilização dos apartamentos para idosos, com um período máximo de desconto de seis anos. Após a aplicação do desconto, a mensalidade varia entre 4.328 e 5.344 patacas. No entanto, muitos idosos continuam a considerar que o valor da renda é elevado e constitui um encargo significativo. Com a recente descida dos preços no mercado privado de habitação e arrendamento, a competitividade da Residência para Idosos fica ainda mais afetada.
De acordo com o Despacho da Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura n.º 109/2024, o desconto de 20% nas taxas de utilização foi alargado a todos os candidatos elegíveis que apresentem o pedido até 31 de dezembro de 2025, mantendo-se o período máximo de desconto de seis anos. À medida que o prazo de candidatura se aproxima, espera-se que as autoridades reavaliem as tabelas de taxas e políticas de desconto, efetuem ajustamentos adequados e concedam novas reduções de forma a diminuir a pressão financeira sobre os residentes idosos.
Quanto à melhoria dos serviços, muitos residentes têm solicitado melhor ventilação nos apartamentos, bem como testes mais frequentes e melhorias na qualidade da água. Alguns também sugerem que, devido à idade avançada e à mobilidade reduzida, têm dificuldades em limpar locais de difícil acesso, esperando que possam ser disponibilizados serviços opcionais de apoio doméstico, como limpeza de aparelhos de ar condicionado, para os ajudar a manter a higiene das suas habitações.
Além disso, vários idosos manifestaram o desejo de ver reforçados os serviços de saúde comunitários direcionados à população sénior, a criação de linhas de transporte dedicadas ou melhorias nas rotas de autocarros, bem como apoio no transporte até ao Hospital Conde S. Januário, Hospital Kiang Wu e Hospital União de Macau. Estas medidas contribuiriam para melhorar de forma abrangente as condições de vida e a qualidade dos serviços na Residência para Idosos.
Federação das Associações dos Operários de Macau