As autoridades de Macau alertaram hoje que a população residente em zonas baixas deve preparar-se para uma eventual evacuação devido à aproximação do super tufão “Ragasa”, cuja intensidade poderá ser superior à dos ciclones “Hato” (2017) e “Mangkhut” (2018). O fenómeno deverá atingir a região na quarta-feira, 24 de setembro, com ventos de 9 a 11 graus e “storm surge” muito grave, capaz de provocar inundações de grande dimensão.
O Centro de Operações de Protecção Civil recomenda que os residentes elaborem de imediato planos de evacuação, contactando familiares ou amigos em zonas altas, identificando centros de acolhimento de emergência e mantendo estojos de emergência preparados. Também é aconselhada a transferência antecipada de veículos para locais seguros.
As autoridades sublinham que qualquer atraso na resposta poderá colocar vidas em risco e pedem à população que se mantenha atenta às instruções oficiais.