Início » Aluno tenta participar de formatura com suástica pintada no rosto e universidade proíbe

Aluno tenta participar de formatura com suástica pintada no rosto e universidade proíbe

Segundo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estudante afirmou que o desenho era uma representação hindu, mas ele removeu o símbolo após a advertência

Um aluno da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) tentou participar da colação de grau com uma suástica pintada no rosto, nesta terça-feira (18). A instituição proibiu que ele fizesse parte da cerimônia.

O símbolo, associado ao nazismo, foi identificado antes do início da formatura. O vice-reitor e o coordenador de segurança da UFRGS informaram o estudante de que, caso não removesse a pintura, não poderia participar da colação de grau e seria encaminhado à Polícia Federal para registro de ocorrência.

“Ele alegou que se tratava de um símbolo hindu e negou qualquer associação ao nazismo”, disse a UFRGS em nota. De acordo com a universidade, após a advertência, o aluno removeu a suástica e substituiu-a por outros símbolos ligados ao hinduísmo — como o Om — sem relação com o nazismo, e participou da cerimônia.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website