Início » Angola registou 19 mortos na passagem de ano

Angola registou 19 mortos na passagem de ano

Pelo menos 19 pessoas morreram na passagem de ano em Angola, por homicídios, suicídio, afogamento e acidentes rodoviários, anunciou hoje a polícia angolana destacando a redução dos crimes e o "ambiente de paz social" na transição de ano.

As forças destacadas para a segurança da passagem de ano em Angola registaram neste período 137 crimes diversos, uma redução de 17 crimes em comparação com o período homólogo, e detiveram preventivamente 184 cidadãos suspeitos.

Segundo o diretor de Segurança Pública e Operações do Comando Geral da Polícia Nacional de Angola, comissário Orlando Bernardo, a corporação registou na transição de ano seis homicídios, três agressões sexuais, 26 ofensas à integridade física, menos 11 do que no período homólogo, 30 roubos e 52 furtos.

Luanda, Bié, Huíla e Malanje foram as províncias angolanas que lideraram os índices criminais. Orlando Bernardo, que apresentava em conferência de imprensa a situação sobre o asseguramento da passagem de ano, deu conta também que foram registados 28 acidentes de viação que resultaram em três mortos, menos 16 que no período homólogo, e 29 feridos.

Os bombeiros registaram 55 ocorrências, tendo resultado em 10 mortos, sendo seis por afogamento, um por queda de árvore, dois por suicídio e um acidente de viação.

O Serviço de Migração e Estrangeiros “na sua tarefa de manter inviolável” as fronteiras de Angola registou a entrada de 5.013 cidadãos, a saída de mais de 6.000 cidadãos e expulsão administrativa de 31 cidadãos. A alta patente da polícia angolana salientou ainda que, a situação de segurança pública no país, em termos gerais, “é estável, segura e tranquila”.

“A passagem de ano foi caracterizada por um ambiente de paz social, pelos baixos índices de crimes comparativamente a transição de 2023/2024, onde se registou uma redução de cerca de 17% dos crimes”, concluiu o oficial da polícia.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!