Xi, que também é secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, estará presente na cerimónia de inauguração do governo da sexta legislatura da RAEM e vai realizar uma visita de inspeção durante a sua estadia.
Esta vai ser a sexta, visita oficial de Xi a Macau e a terceira como Presidente da República Popular da China.Xi visitou pela primeira vez a RAEM em 2001, enquanto governador da província de Fujian, regressando em 2005 como Secretário do Comité do Partido Comunista da província de Zhejiang e novamente no início de 2009 como Vice-Presidente da China.
Como Presidente, Xi visitou Macau em 2014 e 2019 para presidir às cerimónias de tomada de posse dos Chefes do Executivo, Chui Sai On para o seu segundo mandato e a inauguração de Ho Iat Seng, respetivamente.
Na visita deste ano o Presidente chega esta tarde ao Aeroporto Internacional de Macau, participando amanhã num banquete e um “sarau cultural” para assinalar o 25.º aniversário da RAEM na Nave Desportiva dos Jogos da Ásia Oriental de Macau.
O mesmo local acolhe na sexta a cerimónia de tomada de posse dos principais oficiais que servirão sob o novo Chefe do Executivo, Sam Hou Fai, por um mandato de cinco anos.