Segundo um documento da Direção dos Serviços de Solos e Construção Urbana (DSSCU) todas as despesas referentes à obra serão arcadas pela própria fundação, com o terreno (na foto) localizado junto à Estrada do Altinho de Ká Hó e à Avenida de Ip Heng.
As instalações atuais da universidade na Avenida Padre Tomás Pereira, na Taipa serão devolvidas ao Governo da RAEM após a conclusão do novo campus com as autoridades a planear utilizar essas instalações para otimizar os espaços de ensino das instituições de ensino superior públicas, como a Universidade de Turismo de Macau.
Em fevereiro deste ano, a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude assinou um acordo com a Universidade da Cidade de Macau, para a concessão de um terreno para a construção de novas instalações. Inicialmente acreditava-se que o novo campus seria localizado em Hengqin.
“A Universidade da Cidade tem aumentado nos últimos anos o número de alunos e de inscrição de admissão, pretende-se aumentar gradualmente o número global de alunos de cerca de 6.000 para 10.000, assim o atual espaço do campus tornar-se-á insuficiente, não podendo responder efetivamente à necessidade de alunos e de ensino”, aponta o documento da DSSCU.