Início » Imigrantes ganham em média 600 euros brutos por mês

Imigrantes ganham em média 600 euros brutos por mês

Há atividades em Portugal que já não conseguem passar sem mão de obra estrangeira. Mas essa necessidade não se espelha nas remunerações destes trabalhadores, que têm vindo a ganhar um peso crescente no volume de contribuições para a Segurança Social. Os baixos salários e a precariedade continuam a marcar os imigrantes.

A contribuição média anual dos trabalhadores estrangeiros para a Segurança Social foi de 2926 euros em 2023. Este valor corresponde a uma remuneração-base média mensal de 601 euros brutos (considerando 14 meses).  Este valor médio fica 160 euros abaixo do salário mínimo nacional (SMN) de 2023, que era de 760 euros, e 220 abaixo do atual, que é de 820 euros.

O sistema de Segurança Social registou a contribuição de 914.963 imigrantes, que, no total, descontaram mais de 2,67 mil  milhões de euros, indicam dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

São descontos que ilustram distintos regimes contributivos (trabalho dependente, independente e contribuições voluntárias) e diferentes relações laborais. Embora representem uma média, indicam que o trabalho dos imigrantes é, em geral, marcado por baixos salários.

Leia mais em DN

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!