Início » Festival de Artes e Cultura de Macau: China e Países de Língua Portuguesa

Festival de Artes e Cultura de Macau: China e Países de Língua Portuguesa

O 6º “Encontro em Macau - Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa” decorrerá em edifícios do património cultural histórico, bairros locais e teatros modernos, revelando o esplendor da integração cultural entre diferentes regiões.

Plataforma Studio

A 6.ª edição do “Encontro em Macau – Festival de Artes e Cultura entre China e os Países de Língua Portuguesa” realizar-se-á de outubro a dezembro deste ano. O evento contará com 70 eventos e acolherá cerca de 700 artistas e espetáculos.

Festival da Lusofonia: Celebração da cultura de Goa, Damão e Diu

2024 GEG Festival da Lusofonia

A edição deste ano do Festival de Artes e Cultura entre China e os Países de Língua Portuguesa decorrerá, mais uma vez, em simultâneo com o “ 2024 GEG Festival da Lusofonia”, que, pela primeira vez, se estenderá por dois fins-de-semana.

O festival irá destacar a cultura de Goa, Damão e Diu, oferecendo artesanato, especialidades e espetáculos de 10 grupos de países de língua portuguesa e 35 artistas locais de língua portuguesa.

O Festival da Lusofonia reúne música, dança, jogos, gastronomia e diversas culturas dos países e regiões de língua portuguesa, permitindo ao público conhecer as suas tradições.

Os expositores culturais das comunidades lusófonas de Macau – nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Goa, Damão e Diu, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau – apresentarão música, artesanato, trajes tradicionais, gastronomia e informações turísticas. O público ficará assim a conhecer as ricas tradições festivas e os diversos costumes populares destes países e regiões.

2024 GEG Festival da Lusofonia

Data: 25 a 27 de outubro – 1 a 3 de novembro (sextas-feiras a domingos)

Local: Casas da Taipa

GEG Espetáculos de música e dança tradicionais na comunidade

Adicionalmente, o “GEG Música Tradicional e Dança na Comunidade” apresentará espectáculos animados pelo “Guangdong Zhongshan Torch Singing and Dance Troupe” da China Continental, juntamente com oito grupos artísticos de países e regiões de língua portuguesa, incluindo Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Goa, Damão e Diu. Estes espetáculos terão lugar em vários distritos durante o festival, destacando as artes performativas da China e dos países de língua portuguesa.

GEG Espetáculo de Música e Dança Tradicional na Comunidade

Data: 24, 26, 27 e 31 de outubro e 2 e 3 de novembro (quintas-feiras, sábados e domingos)

Local:
– Galaxy Macau™ Diamond Lobby e Crystal Lobby
– Feira do Carmo, Taipa
– Ruínas de S. Paulo
– Parque do Mercado de Iao Hon

Feira de livros ilustrados chineses e portugueses

Feira do livro ilustrado chinês e português

Com o tema “Carnaval da Floresta”, a Feira do Livro Infantil Chinês e Português decorrerá durante dez dias, apresentando mais de 500 livros ilustrados e infantis, principalmente em chinês e português. A entrada é livre.

Ao longo da feira, serão realizadas várias actividades de divulgação, incluindo “Leitura de livros ilustrados por 100 pessoas”, palestras e workshops.

Para além da compra de livros, os visitantes podem participar em atividades interativas para explorar o processo criativo e as histórias por detrás dos livros, aprofundando a sua apreciação e interesse pela arte dos livros ilustrados.

Feira do Livro ilustrado chinês e português

Data: 25 de outubro a 3 de novembro

Local: Casas da Taipa (Casa Nostálgica)

Exposição anual de arte: “Memórias‧ Legados‧ Mutações”

Exposição Anual de Artes entre a China e os Países de Língua Portuguesa

O Instituto Cultural e a Wynn Resorts organizam, pela primeira vez, a Exposição Anual de Artes entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

A exposição, intitulada “Memórias‧ Legados‧ Mutações”, apresenta 136 obras de arte de 23 artistas do Interior da China, Macau, Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. As obras abrangem vários meios, incluindo pintura, vídeo interativo e instalações multimédia.

As obras de arte pública serão expostas na Rua da Felicidade a partir de janeiro do próximo ano.

Memórias‧ Legados‧ Mutações – Exposição Anual de Artes entre a China e os Países de Língua Portuguesa

Data da exposição : 25 de outubro de 2024 – 9 de fevereiro de 2025

Local:
– Casas da Taipa (Galeria de Exposições)
-Museu de Arte de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website