Início » Defesa quis travar audição de declarações gravadas de Salgado. Tribunal rejeitou

Defesa quis travar audição de declarações gravadas de Salgado. Tribunal rejeitou

A defesa de Ricardo Salgado requereu, esta quarta-feira, que seja declarada nula a reprodução no julgamento das declarações prestadas pelo ex-banqueiro durante a fase de inquérito, em 2015, por não ser possível ao antigo presidente do BES compreender e contraditar, atendendo ao seu estado de saúde, o que disse então.

O requerimento foi apresentado pelo advogado Adriano Squilacce imediatamente antes do início da reprodução das declarações. Depois de a sessão ter estado interrompida durante cerca de meia hora para que o pedido fosse apreciado por todas as partes, a presidente do coletivo de juízes, Helena Susano, rejeitou a solicitação e ordenou que a reprodução das declarações se iniciasse de imediato.

A magistrada salientou que, quando foi então inquirido, Ricardo Salgado foi advertido que, “não exercendo o direito ao silêncio”, as suas declarações poderiam vir a ser usadas no processo, incluindo na eventualidade de ser julgado na ausência. A juíza-presidente acrescentou que, neste contexto, se transformam em “prova documental” sujeita à apreciação do tribunal.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!