O programa, organizado pela Associação de Promoção das Indústrias Criativas do Bairro de São Lázaro (CIPA), e patrocinado pela Sands China pelo segundo ano consecutivo, financia integralmente os cineastas locais para a produção dos seus microfilmes.
A CIPA organiza anualmente o Programa de Novos Estudos de Arte em Cinema, com o objetivo de melhorar as competências e capacidades dos profissionais de cinema locais, ajudando a cultivar e a reforçar o talento na indústria criativa de Macau.
Os cursos do Programa de Apoio ao Microfilme ensinam e reforçam competências essenciais como realização, argumentação, atuação, maquilhagem, edição e efeitos especiais.
Patrocinado pela Sands China desde 2023, o Programa de Apoio ao Microfilme – Novos Estudos de Arte em Cinema é dedicado a apoiar uma nova geração de cineastas locais na produção de microfilmes – através de financiamento, formação e fornecimento de oportunidades de filmagem – fortalecendo assim o desenvolvimento do talento cinematográfico em Macau.
Este ano, um total de 20 equipas submeteram candidaturas ao programa. Após um processo de avaliação profissional, cinco equipas foram selecionadas para produzir microfilmes com base nos seus conceitos.
Mais de 150 membros destas equipas trabalharam juntos durante cerca de meio ano para completar a filmagem e a pós-produção dos seus filmes, que estrearam no The Londoner Macao no sábado: “Boy In White”, “Mesmo em adulto”, “Dezassete”, “Performance” e “Memórias dos Pais”.

O Presidente do CIPA, Patrick Wong, discursa no sábado, 5 de outubro, na estreia de um microfilme do 2º Programa de Apoio a Microfilmes – Novos Estudos de Arte em Filmagem, no The Londoner Macao.
Patrick Wong Sio Chon, Presidente da Associação de Promoção das Indústrias Criativas do Bairro de São Lázaro, afirmou: “Este ano marca o 20.º aniversário da CIPA, assinalando duas décadas de promoção do desenvolvimento das indústrias criativas em Macau e de oferta de uma plataforma para o desenvolvimento de artistas locais, ajudando a construir Macau como uma base de incubação. O sucesso do nosso primeiro Programa de Apoio ao Microfilme levou ao seu regresso este ano, continuando a ajudar os cineastas locais a perseguirem os seus sonhos. O nosso agradecimento vai para a Sands China por patrocinar as produções dos nossos alunos, demonstrando assim o compromisso da empresa com as indústrias culturais e criativas de Macau e o desenvolvimento sustentável da diversificação económica moderada da cidade.”

Os participantes na estreia do micro filme de sábado assistem a uma mensagem de vídeo do Vice-Presidente Executivo da Sands China Ltd. Dr. Wilfred Wong, no sábado, 5 de outubro, no The Londoner Macao.
O Vice-Presidente Executivo da Sands China Ltd., Dr. Wilfred Wong, disse: “A Sands China tem muito prazer em apoiar estes talentosos cineastas locais, patrocinando o Programa de Apoio ao Microfilme. O programa é um importante contributo para os esforços do governo em promover o talento cinematográfico local, alinhado com a política de diversificação económica moderada de Macau e ‘turismo + cultura’. A estreia de hoje destaca alguns dos cineastas locais mais promissores, que utilizaram a sua plataforma para explorar criativamente temas como questões sociais, relações interpessoais e crescimento espiritual. Esperamos que estes e outros jovens cineastas ganhem experiência prática valiosa através deste projeto e continuem a criar obras emocionantes no futuro, mostrando ao mundo a cultura única de Macau e alcançando sucesso nas suas carreiras cinematográficas.”
O Programa de Novos Estudos de Arte em Cinema da CIPA tem decorrido há 13 anos, desde a sua primeira edição em 2011, com cineastas profissionais de várias regiões convidados a transmitir competências técnicas e conhecimentos em produção cinematográfica aos alunos, com o objetivo de melhorar a qualidade da produção cinematográfica em Macau e aprimorar as capacidades dos cineastas locais.
Até à data, o programa já formou aproximadamente 380 indivíduos, com mais de 40 curtas-metragens e microfilmes produzidos como trabalhos académicos.

