Início » Macau eleva alerta face à aproximação do tufão Yagi

Macau eleva alerta face à aproximação do tufão Yagi

Macau elevou hoje o sinal de alerta face à aproximação do tufão Yagi, que entrou no mar do Sul da China, indicaram os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) do território.

Dois dias depois de emitir o sinal de alerta 1, os SMG emitiram o sinal de alerta 3 às 05:00 (22:00 de quarta-feira em Lisboa).

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.

Os SMG previram como “relativamente alta” a probabilidade de elevar o sinal 8 durante esta noite, o que obrigaria à suspensão dos transportes públicos.

A Direção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude já anunciou a suspensão das aulas dos ensinos infantil, primário e especial durante todo o dia, ao contrário das aulas ou atividades educativas do ensino secundário, que se irão manter.

Também o Aeroporto Internacional de Macau alertou que os voos podem ser afetados pelo Yagi e aconselhou os passageiros a contactarem as companhias aéreas para obterem as informações mais recentes.

De acordo com as previsões atuais, o Yagi vai passar a cerca de 300 quilómetros a sul de Macau na sexta-feira, atravessando o mar do Sul da China em direção a noroeste, entre a costa oeste de Guangdong e a ilha de Hainão.

Os SMG previram que o vento poderá atingir hoje rajadas de até 110 quilómetros por hora, enquanto “a precipitação e as trovoadas vão tornar-se gradualmente frequentes”.

Os SMG alertaram para a possibilidade de inundações, com altura inferior a meio metro nas zonas baixas do Porto Interior, na sexta-feira.

A região vizinha de Hong Kong já tinha elevado o sinal de alerta para o nível 3 na quarta-feira, às 18:40 (11:40 em Lisboa), enquanto as autoridades chinesas emitiram novos avisos para o Yagi, o 11.º tufão deste ano e considerado o primeiro tufão de outono.

Pelo menos 15 pessoas morreram nas Filipinas, a maioria na ilha de Luzon, onde se situa a capital, Manila, devido à passagem do Yagi, informaram na quarta-feira as autoridades de Manila.

Em setembro de 2018, o tufão Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves em Macau.

Um ano antes, o Hato, considerado o pior tufão em mais de 50 anos a atingir o território, causou dez mortos e 240 feridos.

*Com Lusa

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website