Inauguração da Conferência de Promoção de Investimento Global 2024 em Hengqin

A Conferência de Promoção de Investimento Global 2024 (adiante designada por “Conferência”) e a sua série de fóruns foi inaugurada em Hengqin, tendo atraído mais de 1.000 investidores de 42 países e regiões, incluindo Portugal, Brasil, Singapura e Malásia.

por Mei Mei
Plataforma Studio

No dia 26 de Maio, a Conferência de Promoção de Investimento Global 2024 (adiante designada por “Conferência”) e a sua série de fóruns foram inauguradas em Hengqin. A ocasião contou com a presença do Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China na RAEM, Liu Xianfa; do Coordenador da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin (adiante designada por “Zona de Cooperação Aprofundada”), Lei Wai Nong; do Vice-Secretário do Comité Municipal e Presidente do Governo Popular de Zhuhai, Huang Zhihao; e dos Coordenadores Adjuntos da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada, Nie Xinping, Fu Yongge e Su Kun, entre outros representantes do Governo da Província de Guangdong, da RAEM e dos órgãos governamentais do Município de Zhuhai.

Adicionalmente, ainda estiveram presentes mais de 1.000 investidores nacionais e internacionais da delegação dos cônsules-gerais estrangeiros em Hong Kong e em Macau, das associações comerciais de Macau e das empresas de prestígio nacional e internacional. Na presente edição, os convidados são provenientes de 42 países e regiões, incluindo Portugal, Brasil, Singapura e Malásia, alargando significativamente a dimensão da Conferência.

Durante o evento, o vídeo promocional da Conferência foi reproduzido para mostrar, de forma concentrada, o ambiente de negócios de qualidade e com alto grau de abertura ao exterior da Zona de Cooperação Aprofundada.

Durante o seu discurso, Lei Wai Nong apontou que nesta fase, Hengqin encontra-se num “período dourado” de oportunidades de negócio e investimento, uma vez que por um lado, está ligada simultaneamente aos recursos internacionais de Macau e ao vasto mercado do Interior da China, por outro, beneficia de vantagens institucionais próprias, nomeadamente de um ambiente comercial idêntico ao de Macau e de um sistema de políticas completo e aperfeiçoado.

Por isso, o coordenador considera que Hengqin dispõe de um futuro de desenvolvimento cheio de perspectivas promissoras e convida cordialmente os empresários nacionais e internacionais a investir em Hengqin, para usufruir em conjunto das oportunidades de desenvolvimento.

Na sua intervenção, Su Kun apresentou detalhadamente o ambiente de investimento aberto da Zona de Cooperação Aprofundada, destacando que, após a implementação do regime de administração separada, as “quatro novas indústrias” da Zona de Cooperação Aprofundada abraçarão uma série de medidas favoráveis e oportunidades de desenvolvimento, o que será propício à promoção do fluxo conveniente de elementos entre Macau e Hengqin, acelerando assim a construção de um novo patamar de abertura integrada.

A Conferência de Promoção convidou representantes empresariais da Wisewave (Zhuhai) Technology Co., Ltd. e da Airbus Helicopter China a partilharem o seu investimento e desenvolvimento em Hengqin.

 

A Conferência deste ano nomeou “Conselheiros de Captação de Negócios” e “Porta-vozes de Hengqin”. Especificamente, nove especialistas, académicos e empresários da área de investigação científica de Macau e de Hengqin assumiram o papel de “Conselheiros de Captação de Negócios”, enquanto seis profissionais de diferentes sectores que trabalham em Hengqin desempenharam o papel de “Porta-vozes de Hengqin”, com o objectivo de promover conjuntamente Hengqin.

A série de entrevistas com os “Conselheiros de Captação de Negócios” será estreada sucessivamente a partir de Junho.

Além disso, entre os diversos destaques da presente edição da Conferência, destacam-se as sessões em directo antes do evento, durante as quais alguns “Conselheiros de Captação de Negócios” e “Porta-vozes de Hengqin” convidados estiveram a conversar e interagir de forma online, partilhando as suas opiniões sobre o desenvolvimento de Hengqin.

No recinto, foi ainda montada uma exposição sobre os resultados do desenvolvimento das “quatro novas indústrias” da Zona de Cooperação Aprofundada, por forma a mostrar os respectivos resultados do desenvolvimento industrial nos últimos anos. Até ao fim da Conferência, na noite de 26 de Maio, a transmissão em directo registou mais de 69 mil visualizações.

Antes da inauguração oficial, alguns convidados foram entrevistados pela comunicação social. O Presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, Vincent U; a Fundadora, CEO & CTO da Guangdong LeapFive Technology Co., Ltd., Aglaia Kong; o Director Executivo do Huafa Cross-border E-commerce Park Investment Promotion Service Co., Ltd. da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, Shi Xiaoxing; e o Vice-Presidente Associado da Novotown, Zhang Zhiqiang, apresentaram respectivamente as suas perspectivas sobre o futuro desenvolvimento de Hengqin e as suas expectativas em relação ao desenvolvimento integrado entre Macau e Hengqin.

No dia 27 de Maio, uma série de fóruns teve lugar no âmbito da Conferência para abordar profundamente o desenvolvimento industrial com os representantes de diversas áreas, tais como circuitos integrados, medicina tradicional chinesa, indústrias de marca, finanças modernas, turismo cultural, convenções e exposições, comércio, comércio electrónico transfronteiriço, entre outras, com vista a construir uma ponte de diálogo e de cooperação para as indústrias.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!