Início » Dorothy Gibson, a sobrevivente a dois naufrágios do Titanic

Dorothy Gibson, a sobrevivente a dois naufrágios do Titanic

Na madrugada de 15 de abril de 1912, “o mar parecia vidro, tão suave que as estrelas estavam nele claramente refletidas”, assim escreveu Archibald Gracie IV, escritor, historiador amador e empresário. Poucas horas volvidas, o mesmo mar setentrional, 650Km a leste da Terra Nova, entraria num tumulto de aço, ferro, madeiras e vidas. Às 2.20, perto de 46 000 toneladas de peso bruto, sob a forma de um transatlântico, inclinavam-se num ângulo mortal de 45 graus e desciam a pique num mar coalhado de gelo. A queda rumo ao fundo do Atlântico Norte, 3795 metros sob as ondas oceânicas, fez-se em poucos minutos.

É por demais conhecido o fado do RMS Titanic, com os seus 260 metros de comprimento, 53 metros de altura e motores com estatura de 12 metros. A viagem inaugural entre os portos de Southampton, no Reino Unido, e de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, terminou num torvelinho de tragédia, com perto de 1500 mortes. Sobre os segundos finais, antes do silêncio nas águas geladas, escreveram-se as seguintes palavras: “Os gritos dos que pediam ajuda permanecerão na minha me- mória até ao dia em que eu morrer.”

As palavras entregues às páginas da revista Motion Picture News, na edição de 27 de abril de 1912, são creditadas a Dorothy Gibson. A atriz, modelo e dançarina americana não só testemunhou in loco o naufrágio do Titanic, como reiterou na tragédia: 31 dias decorridos sobre o confronto do icebergue com o colosso da engenharia naval do século XX, a debutante da 7.ª Arte levava ao ecrã a recriação do momento.

Dorothy Gibson, nascida em Nova Jersey no ano de 1889, protagonizou a película Saved From the Titanic, obra de dez minutos, filha do cinema mudo. A primeira entre muitas dramatizações da tragédia suscitou louvores, mas também críticas e fez de Dorothy a única mulher que sobreviveu duas vezes à tragédia do Titanic, uma real, outra ficcionada.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!