Início Manchete Investimento na Educação não vai descer

Investimento na Educação não vai descer

A Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude garante que o investimento feito no ensino não vai descer e pode subir mediante o contexto socioeconómico ou políticas relevantes

Guilherme Rego

Segundo as autoridades, a despesa pública na educação local em 2022 excedeu as 11.7 mil milhões de patacas. Deste orçamento, 60 por cento foi gasto no ensino não superior e 30 por cento no ensino superior.

Ao PLATAFORMA, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude informaram que a despesa do Governo de Macau na educação não vai descer, e que o investimento terá em conta fatores como o contexto socioeconómico e políticas relevantes.

Praticamente metade dos residentes no ativo em Macau têm ensino superior, segundo os dados mais recentes da Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC). A percentagem de residentes sem ensino superior no mercado laboral é ligeiramente mais alta (50,7 por cento) – 9,6 por cento com ensino primário e 39,3 por cento com ensino secundário geral ou complementar.

Do ano letivo de 2018/2019 para 2023/2024 registou-se um aumento de mais de 60 por cento do número de estudantes inscritos no ensino superior, conforme revelou o diretor dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude Kong Chi Meng, em resposta a uma interpelação escrita do deputado Lei Chan U.

O dirigente acrescentou que durante o mesmo período de cinco anos, “a proporção dos estudantes dos cursos de pós-graduação aumentou de 25,5 por cento para 39 por cento”.

De acordo com o responsável, este aumento deve-se ao reconhecimento internacional do nível de ensino das universidades locais, a sua entrada nos rankings mundiais e o trabalho de atração de estudantes internacionais conduzido pelas autoridades e instituições de ensino.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!