Início » Passes gratuitos para jovens estudantes em Portugal avançam mesmo a 1 de janeiro

As empresas de transportes de passageiros receberam a confirmação da entrada em vigor do passe gratuito para todos os jovens estudantes até aos 23 anos.

O passe é gratuito e universal para todos os estudantes jovens dos quatro aos 23 anos, mesmo para os que até agora não tinham assegurado transporte escolar.

A medida consta do Orçamento do Estado para 2024 e, de acordo com o despacho do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) a que a TSF teve acesso, as regras são as seguintes: dos quatro aos 18 anos não será preciso fazer prova de ingresso escolar, uma vez que as crianças e jovens abrangidos frequentam o ensino obrigatório.

Dos 19 aos 23 anos têm de fazer prova de que são estudantes. Para isso, têm de apresentar uma declaração de matrícula. Neste grupo incluem-se não só os alunos universitários, mas também os alunos inscritos em cursos médios ou profissionais.

Leia mais em TSF