Início Manchete Relatório do novo aeroporto em Portugal é conhecido hoje

Relatório do novo aeroporto em Portugal é conhecido hoje

A Comissão Técnica Independente apresenta esta terça-feira a análise das nove opções estratégicas estudadas no último ano. Versão final só chegará no início de 2024.

Que conclusões irá apresentar a Comissão Técnica Independente (CTI) no relatório?

A CTI irá divulgar, nesta terça-feira, 5, o relatório preliminar da análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa. A apresentação decorrerá a partir das 15h00 nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na 3.ª Conferência da CTI. O documento resultará das conclusões do trabalho desenvolvido ao longo do último ano pelo grupo liderado por Maria do Rosário Partidário. Nele serão avaliadas as nove opções estratégicas em análise para o futuro aeroporto da região de Lisboa. Considerando o quadro de avaliação estratégica, tendo em conta os fatores críticos de decisão, serão apresentadas as opções mais bem qualificadas para um novo aeroporto para cada um dos critérios definidos.

Quantas opções serão avaliadas?

Em cima da mesa estão nove opções estratégicas: as cincos iniciais presentes na Resolução do Conselho de Ministros (Montijo+Portela, Portela+Montijo, Campo de Tiro de Alcochete, Portela+Santarém e Santarém) e mais quatro acrescentadas pela CTI (CT de Alcochete+Portela, Portela+Vendas Novas, Vendas Novas e Rio Frio+Poceirão). Em entrevista ao Dinheiro Vivo no último sábado, o presidente da Comissão de Acompanhamento, Carlos Mineiro Aires, admitiu que nem todas as opções possam chegar à avaliação final neste relatório. “Pela minha sensibilidade, há soluções que podem naturalmente cair (…). Não me admiro que o interesse em ter uma localização de Rio Frio possa ter graves impactos e que a CTI tenha decidido reponderar, bem como o próprio Poceirão”, referiu. Contudo, as cinco opções definidas pelo governo têm, obrigatoriamente, de ser avaliadas.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!