Início » Lucros do BNU em Macau duplicam até setembro apesar de “incertezas no crescimento”

Lucros do BNU em Macau duplicam até setembro apesar de “incertezas no crescimento”

O Banco Nacional Ultramarino (BNU) em Macau anunciou hoje lucros de 459,9 milhões de patacas de nos primeiros nove meses do ano, um aumento homólogo de 102%, apesar de “incertezas no crescimento económico”.

A subida dos lucros foi impulsionada “principalmente pelo aumento de 205,2 milhões de patacas , ou 38 por cento, nas receitas líquidas de juros, devido ao aumento das taxas de juro”, indicou o banco em comunicado.

A Autoridade Monetária de Macau aprovou três aumentos da principal taxa de juro de referência este ano, a última das quais uma subida de 0,25 pontos percentuais, introduzida em maio, seguindo a Reserva Federal norte-americana.

“No entanto, as receitas líquidas de taxas e comissões caíram 13,1 milhões de patacas ou 16 por cento em relação ao ano anterior, refletindo as incertezas no crescimento económico” da cidade, disse o BNU.

O Produto Interno Bruto de Macau cresceu 71,5 por cento na primeira metade de 2023, em comparação com igual período de 2022, após quase dois anos consecutivos em queda, uma recuperação “impulsionada pelo desempenho” do turismo e do jogo.

Ainda assim, a Direção dos Serviços de Estatística e Censos sublinhou que a economia da região administrativa especial chinesa ainda só representa 71 por cento dos níveis registados antes da pandemia de covid-19.

O BNU revelou ainda que sofreu perdas de 21,8 milhões de patacas com crédito malparado e aplicações financeiras entre janeiro e setembro, menos 74,4 por cento do que em igual período de 2023.

BNU pertence ao Grupo Caixa Geral de Depósitos RODRIGO ANTUNES/LUSA

O banco disse que as despesas operacionais cresceram 2 por cento em comparação com os primeiros nove meses de 2022, sobretudo devido ao “aumento das despesas com a digitalização”.

O BNU referiu que mantém “um robusto rácio de solvabilidade de 24 por cento (…), bem acima do requisito regulatório mínimo de 8  por cento, e fortes níveis de liquidez” e que o desempenho financeiro demonstra “a sua força e resiliência, apesar da volatilidade económica”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!