Início » Hollywood. Greve de atores chega ao fim após 118 dias de filmes e séries congelados

Paralisação deixa perdas bilionárias e se encerra depois de o sindicato dos roteiristas dos EUA também chegar a acordo

O sindicato dos atores de Hollywood, o SAG-AFTRA, anunciou nesta quarta-feira, dia 8, que chegou a um acordo com a aliança de produtores, a AMPTP. Com isso, o grupo confirmou o fim da greve da categoria, que se arrasta há 118 dias.

O comitê do sindicato aprovou de forma unânime a oferta feita pela AMPTP. A paralisação será encerrada na virada de quarta para quinta-feira, 9 de novembro, à 0h01 do horário de Los Angeles, ou 5h01 de Brasília. Os artistas estavam em greve desde o último dia 13 de julho.

Até o momento, detalhes do acordo firmado entre os dois grupos não foram divulgados. A expectativa é que o documento venha a público na próxima sexta, 10 de novembro, depois de passar pela aprovação de todos os membros do sindicato.

Segundo a revista Variety, o acordo prevê aumentos de 7% nos salários dos atores, dois pontos percentuais acima do previsto nas negociações entre a AMPTP e os sindicatos dos diretores e roteiristas. O documento também prevê proteções legais aos artistas contra o uso de suas imagens por inteligência artificial.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!