Início » DGS receia maior circulação do vírus da Covid-19 nos próximos meses em Portugal

DGS receia maior circulação do vírus da Covid-19 nos próximos meses em Portugal

Quase metade da população elegível já tomou a vacina da gripe, mas são menos os que querem tomar a da Covid-19.

A pouco mais de um mês depois de ter começado o período de vacinação para os vírus da Gripe e Covid-19, a Direção Geral da Saúde está otimista com a afluência dos portugueses. Desde o dia 29 de setembro de 2023, e durante as primeiras cinco semanas desta campanha de vacinação, já foram administradas 2,569 milhões de vacinas (Covid + Gripe), 1.840.104 em farmácias comunitárias e 729.004 nas instituições do SNS.

Assim, nos primeiros 35 dias desta campanha de vacinação, em termos de vacinas Covid, foram administradas 1.135.527 doses e no que concerne às vacinas da gripe foram administradas 1.433.581 doses, o que representa mais 30% do que no mesmo período do ano passado. O subdiretor-geral da Saúde considera que nesta altura já “são números muito positivos”. A cobertura vacinal para a população com mais de 80 anos já ronda os cerca de 40%.

No total, a população com idade acima dos 60 anos elegível para vacinação ronda os dois milhões de portugueses.

Constatando que são menos as pessoas que se disponibilizam a vacinar contra a Covid-19, André Peralta Santos apela a que a população adira porque, garante, a dose de reforço da atual vacina é eficaz contra o vírus em circulação. “A variante que temos em circulação é a XBB e não temos conhecimento de que ela seja mais agressiva do que outras que já tenham estado em circulação”, afirma. “A boa notícia é que temos uma vacina que é eficaz e está muito adaptada a esta variante”, assegura Peralta Santos.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!