Início Economia 10 medidas que mexem com o bolso das famílias portuguesas

10 medidas que mexem com o bolso das famílias portuguesas

O Governo decidiu baixar o IRS, com especial incidência até aos atuais 26 355 euros de rendimento, mas há impostos indiretos que sobem. O IVA Zero desaparece no próximo ano e a tributação automóvel sobe.

1.Atualização de escalões e descida de taxas no IRS

Os valores dos escalões do IRS serão atualizados em 3%, em linha com a inflação esperada para 2024 (2,9%), e as taxas marginais são reduzidas em 1,25 pontos percentuais (p.p.) no 1º escalão, 3 p.p. no 2º, 3,5 p.p. no 3º, 2,5 p.p. no 4º e 2,25 p.p. no 5º escalão (atualmente em 26 355 euros). Estas mexidas, segundo o Governo, representam uma redução da taxa média de IRS até 2,4%, “com maior ênfase em agregados com rendimentos brutos até 2000 euros por mês”, mas garantindo que todos os agregados beneficiarão desta redução, “por via da proteção do salário mínimo nacional; bem como por via da redução da taxa média de tributação para todos os escalões de
rendimento”. Serão beneficiadas seis milhões de famílias e o impacto orçamental em 2024 será de 1327 milhões de euros.

2. Fim do IVA Zero

 Alimentos em Portugal vão aumentar de preços

O IVA Zero no cabaz de 46 produtos alimentares vai deixar de se aplicar no próximo ano. A medida, que entrou em vigor em abril, levou a uma redução de cerca de 10% do preço do cabaz alimentar. A Centromarca (Associação portuguesa de empresas de produtos de marca), defende que as causas que justificaram a medida “ainda não foram ultrapassadas e poderão continuar a causar problemas. A medida, sendo revertida agora, vai reintroduzir inflação”, defende Pedro Pimental, diretor-geral.

3.Limite máximo do subsídio de desemprego sobe

O Indexante de Apoios Sociais (IAS) vai aumentar 6,2% no próximo ano, para 510 euros, fazendo elevar os limites mínimo e máximo do subsídio de desemprego para 587 euros e 1276 euros, respetivamente.
A atualização, que terá ainda de ser confirmada no final do ano com os dados referentes à inflação e ao crescimento económico.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!