Início » PIB de Macau deve crescer 65% em 2023 – Fitch

PIB de Macau deve crescer 65% em 2023 – Fitch

O Produto Interno Bruto de Macau deve recuperar 65 por cento em 2023, a empresa de rating Fitch Ratings indicou num relatório de previsões económicas agora reajustadas.

A Fitch agora prevê que a economia de Macau deve recuperar acentuadamente em 65 por cento em 2023, após uma contração de 26,8 por cento em 2022.

‘A receita bruta de jogos atingiu 114 mil milhões de patacas até agosto ou 57,5 por cento do nível pré-pandémico. Acreditamos que o impulso positivo na recuperação do turismo de jogos de Macau se manterá no quarto trimestre, apesar de uma recuperação económica mais fraca na China continental, uma vez que o território permanece como o único destino legal de turismo de jogos em toda a Grande China,’ indicou a Fitch num relatório.

Segundo a agência, as principais limitações da economia da cidade incluem uma base económica estreita associada à alta concentração do turismo de jogos vindo da China continental e a vulnerabilidade do território a mudanças na política que possam afetar o tratamento da China ao turismo de jogo.

A agência projetou também que o crescimento económico permanecerá robusto em 2024, com uma recuperação ainda maior ao longo do ano esperada para a receita do jogo, atingindo quase 80 por cento do nível de 2019. Esta recuperação deve manter também os níveis das reservas financeiras da RAEM.

‘As finanças externas de Macau estão entre as mais fortes entre os soberanos avaliados pela Fitch, o que fornece um ‘buffer’ suficiente para lidar com a volatilidade do mercado. O território manteve um excedente na conta-corrente, apesar do choque sem precedentes causado pela pandemia. Esperamos que o superavit se amplie para 25,6 por cento do PIB em 2023, e o território manterá a sua grande posição de credor externo líquido, atingindo 246 por cento do PIB, uma força significativa em comparação com os seus pares ‘AA’,’ anotou a Fitch.

A Fitch prevê que as reservas fiscais de Macau permaneçam equivalentes a mais de cinco vezes as despesas orçamentais projetadas para 2023, apesar do território estar prestes a registar um déficit orçamentário pelo quarto ano consecutivo.

A agência projetou também que o crescimento económico permanecerá robusto em 2024, com uma recuperação ainda maior ao longo do ano esperada para a receita do jogo

‘Macau continua a ser a única entidade na carteira soberana global da Fitch sem dívida governamental pendente, o que a coloca muito abaixo da mediana ‘AA’ de 44,7 por cento do PIB e da mediana ‘A’ de 54,0 por cento projetada para 2023,’ destacaram os analistas da agência.

No que toca à diversificação da económica local, a agência considera que as limitações de capital humano e discrepâncias de qualificações continuem a ser um desafio-chave para Macau na redução substancial da sua dependência ‘avassaladora’ da indústria do jogo a curto prazo.

As autoridades locais lançaram uma consulta sobre o seu plano de diversificação económica plurianual (2024-2028), focando em setores estratégicos não relacionados ao jogo.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!