Início » 5.000 ciberataques diários registados a infraestruturas críticas locais

5.000 ciberataques diários registados a infraestruturas críticas locais

A empresa de telecomunicações CTM realizou o “Seminário das Mais Recentes Soluções de Segurança de Rede - Proteção de Ativos Digitais” na segunda-feira para trocar pontos de vista sobre a mais recente tendência de desenvolvimento da gestão de segurança de rede em Macau, bem como os atuais desafios e medidas de proteção.

No seminário, Ho Weng Kin, chefe da Divisão de Cibersegurança da Polícia, afirmou que o Centro de Alerta e Resposta a Incidentes registou uma média diária de mais de 5.000 ataques cibernéticos contra operadores de infraestruturas críticas.
Em 2021 e 2022, o Centro recebeu 63 e 49 relatórios de incidentes de operadores, respetivamente, mas apenas um quarto destes foi causado por ataques cibernéticos, com três quartos do total causados por mau funcionamento dos sistemas dos operadores.

Existem, portanto, três desafios principais em resposta aos ataques. Em primeiro lugar, é preciso melhorar a consciencialização de segurança dos operadores e a sua disposição para investir recursos e fortalecer as medidas de proteção e monitorização para garantir a segurança e estabilidade do sistema. Em segundo, incentivar os operadores a fortalecer o trabalho de gestão de vulnerabilidades para aumentar a prevenção e defesa das capacidades técnicas contra ataques de rede. E em terceiro lugar, fortalecer a política de segurança com as medidas tecnológicas adequadas, para reduzir o risco de roubo de dados, ataques de ‘phishing’ e outros riscos.

Fugas de dados são imprevisíveis

Ebel Cham, vice-presidente comercial da CTM

Ebel Cham, vice-presidente comercial da CTM, disse que nos últimos seis meses, a empresa detetou 23 milhões de ataques cibernéticos e informações falsas. Cham acredita que a consciencialização de segurança cibernética de empresas e organizações locais tem melhorado, e que desde que as empresas estejam bem preparadas para a segurança cibernética, os residentes podem ficar tranquilos.

Segundo Ebel Cham, muitas empresas locais carecem de consciencialização ou possuem recursos humanos ou de equipamento limitados, o que resulta na incapacidade de estabelecer um sistema de segurança de rede de alto nível, o que pode gerar perdas incalculáveis em caso de ataques cibernéticos, roubo de dados ou extorsão.

Diante dos recentes problemas de segurança de rede em regiões vizinhas, a CTM tem melhorado os seus serviços de rede. Além da segurança da rede 5G, superior à de outras redes móveis, a empresa tem se concentrado em segurança de dados e da rede local, algo essencial para o desenvolvimento de uma cidade inteligente.

A empresa também tem trabalhado em conjunto com departamentos policiais em questões de segurança cibernética, mas admitiu que os ciberataques têm aumentado nos últimos anos, com o progresso tecnológico a aumentar os incentivos para este tipo de crimes.

Felizmente, as empresas e organizações locais têm aumentado a sua consciencialização sobre segurança cibernética. Contudo, a tecnologia usada em atividades criminosas também tem sido continuamente atualizada. Portanto, a CTM precisa de adicionar novos produtos para reforçar a segurança e tranquilizar os seus clientes. Na verdade, os clientes também devem acompanhar as novidades, investindo em software e equipamentos de segurança cibernética, e continuamente atualizar o conhecimento e as habilidades das suas instalações e pessoal. Como fornecedor de telecomunicações, a CTM também vai fortalecer a sua segurança por meio de vários exercícios. Desde que as empresas estejam bem preparadas para a segurança de rede, podem basicamente ficar tranquilas relativamente à segurança da rede local.

O seminário foi realizado na segunda-feira (25 de setembro) à tarde no Centro Internacional de Convenções da Galaxy. Foram convidados representantes e especialistas na área de cibersegurança da Polícia Judiciária e da CTM, para trocar pontos de vista sobre a mais recente tendência de desenvolvimento da gestão de segurança de rede em Macau.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!