Início » Brasil agora quer apenas 50 caças e acordo da Embraer com Suécia

Brasil agora quer apenas 50 caças e acordo da Embraer com Suécia

FAB reduz plano de frota de 66 aviões para fazer compra no atual contrato, com KC-390 no negócio

O governo brasileiro reduziu seu plano de expansão da frota de caças Saab Gripen de 66 para 50 unidades, a fim de acelerar a compra com um aditivo ao atual contrato de compra do avião da Suécia. Além disso, negocia como contrapartida a venda de até quatro modelos de transporte militar Embraer KC-390 para o país nórdico.

O arranjo vem sendo discutido no âmbito do Ministério da Defesa e ainda não foi apresentado oficialmente aos suecos. Nesta terça (26), o titular da pasta, José Mucio, afirmou no Rio que irá a Estocolmo no mês que vem para discutir a venda dos KC-390, mas não mencionou detalhes da proposta.

Segundo a Folha ouviu de pessoas que participam das conversas entre as partes, a ideia brasileira é a de usar a provisão do contrato assinado pelos dois países em 2015, um ano depois da formalização da escolha do Gripen como caça padrão da FAB (Força Aérea Brasileira).

Segundo o acordo, os brasileiros podem aumentar o pedido atual de caças, 36 unidades, dentro dos parâmetros já estabelecidos, como um aditivo equivalente a no máximo 25% do valor inicial da compra —39,3 bilhões de coroas suecas, que equivaleriam se trocadas numa casa de câmbio hoje a R$ 17,7 bilhões.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!