Início » EUA aprovam venda de sistema de defesa aérea à Ucrânia

EUA aprovam venda de sistema de defesa aérea à Ucrânia

AFP

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (24) a aprovação da venda de um sistema de defesa aérea Nasams e equipamentos relacionados à Ucrânia por US$ 285 milhões, para que Kiev aumente sua proteção contra os ataques russos.

“A Ucrânia tem uma necessidade urgente de aumentar sua capacidade de se defender dos ataques com mísseis e aviões russos”, assinalou a Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa dos Estados Unidos (DSCA, sigla em inglês).

“Adquirir e implantar de forma efetiva esta capacidade irá aumentar a habilidade da Ucrânia de defender sua gente e proteger a infraestrutura nacional crítica”, completou a agência, segundo a qual a venda irá apoiar os objetivos de segurança nacional da política externa dos Estados Unidos, ao “aumentar a segurança de um país parceiro que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico da Europa”.

O Departamento de Estado aprovou a venda e a DSCA apresentou hoje a notificação necessária ao Congresso, que precisa aprovar a transação.

Os países que apoiam a Ucrânia em sua batalha contra as forças russas, incluindo os Estados Unidos, doaram dezenas de bilhões de dólares em equipamento militar a Kiev, mas a transferência de hoje seria uma venda.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!