Início » Brasil destaca “relançamento da parceria estratégica” com Angola

Brasil destaca “relançamento da parceria estratégica” com Angola

O ministro das Relações Exteriores do Brasil destacou hoje perante o seu homólogo angolano o “relançamento da parceria estratégica” com Angola na sequência da VII Reunião da Comissão Mista entre os dois país.

Este encontro marca o “relançamento da parceria estratégica entre Brasil e Angola”, frisou Mauro Viera, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, após a VII Reunião da Comissão Mista, na qual foram assinados vários acordos e memorandos entre os dois países lusófonos.

Este “novo impulso no relacionamento” deverá “ampliar ainda mais os investimentos bilaterais”, sublinhou o ministro brasileiro.

Entre os acordos assinados, o diplomata brasileiro destacou o acordo para evitar a dupla tributação dos lucros do transporte aéreo e marítimo internacional e um acordo na área da saúde, “importante para adensar a cooperação projeto banco de leite em Angola” .

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Angola, Téte António, agradeceu “ao povo brasileiro pelo tratamento fraternal” e felicitou as delegações técnicas dos dois países que ao longo dos últimos meses reuniram-se com foco na agricultura, economia, transporte, educação, saúde e segurança pública.

Téte António anunciou ainda que a embaixada do Brasil em Angola terá um adido de agricultura de forma a impulsionar as reações entre os dois países nesta área.

Durante o seu discurso, Téte António disse ainda que as duas partes discutiram assuntos diversos como as alterações climáticas, a reforma do conselho das nações unidas, e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja presidência pertence neste momento a Angola.

Na VII Reunião da Comissão Mista Brasil-Angola foi assinado ainda um memorando de entendimento entre as agências de aviação civil de Brasil e Angola e um outro memorando de reforço da educação.

Em 2022, as exportações brasileiras para Angola cifraram-se em 584,19 milhões de euros, um crescimento de 56,9% em relação a 2021 e as importações foram de 699,13 milhões de euros, um aumento de 352%

“As exportações do Brasil para Angola incluem carnes (17%) e partes e acessórios dos veículos automotivo (16%). Já as importações são constituídas por óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos (66%) e óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (34%)”, frisou a diplomacia brasileira.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website