Início Angola Memorandos consolidam presença japonesa em Angola

Memorandos consolidam presença japonesa em Angola

De acordo com o estadista, a partir deste momento, as responsabilidades da multinacional nipónica aumentam, considerando que “esta parceria tem sido bastante proveitosa” e o país tudo fará para que conheça “melhores dias daqui para a frente”.

Foram testemunhadas pelo Presidente da República as assinaturas de três memorandos de entendimento entre instituições angolanas e a Toyota Tsusho Corporation, em cerimónia realizada na sede da multinacional japonesa, em Nagoya.

O Ministério da Energia e Águas assinou um memorando que prevê a construção de sistemas de captação de águas subterrâneas (furos), alimentados por energia solar, com o objectivo de minorar os problemas da seca no Sul de Angola.

Leia ainda: PR angolano convida japoneses a investirem na agroindústria e a aproveitarem “maior transparência”

Outro memorando de entendimento foi assinado entre o Ministério da Saúde e a Toyota Tsusho Corporation, que estabelece a doação de um veículo de transporte refrigerado de vacinas, e o terceiro liga a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande para a criação de instalações de fornecimento de energia renovável e sistemas de abastecimento de água na Zona Franca da Barra do Dande.

Também, ontem de manhã, em Nagoya, o Presidente da República, João Lourenço, deslocou-se a uma das maiores montadoras de veículos do mundo, a Toyota, antes de seguir para Quioto, terceira e última etapa da sua visita oficial ao Japão, onde deverá cumprir, nesta quarta-feira, uma agenda essencialmente cultural.

Por outro lado, em Tóquio, Angola e o Japão assinaram uma carta de intenção que estabelece a cooperação no domínio espacial. A entidade angolana vinculada ao instrumento jurídico é o Gabinete de Gestão do Programa Espacial

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!