Bélgica quer cooperação com Angola no domínio das energias renováveis - Plataforma Media

Bélgica quer cooperação com Angola no domínio das energias renováveis

Hadja Lahbib esclareceu que o seu país já coopera com Angola em outros domínios e que a intenção, agora, passa por ampliar esta cooperação, mas em outras áreas de carácter comum, com realce para o das energias renováveis.

“Nós estamos interessados, porque é um desafio actual e permanente, razão pela qual, tanto Angola quanto a Bélgica, estão todos interessados em desenvolver capacidades neste sector”, realçou a ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, para quem o seu país está, igualmente, interessado em cooperar com Angola na exploração do Porto do Lobito.

“A cooperação entre Angola e o Reino da Bélgica é muito saudável e de longa data, razão pela qual saímos daqui satisfeitos”, salientou.

Hadja Lahbib, que se faz acompanhar de uma delegação, disse que o encontro com o Presidente João Lourenço serviu para abordar, também, questões sobre a geopolítica internacional, com particular atenção para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, bem como o conflito no Leste da República Democrática do Congo.

Sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, Hadja Lahbib fez saber que o Reino da Bélgica partilha da mesma visão que a do estadista angolano, que defende o estabelecimento de um cessar-fogo definitivo e incondicional, por parte da Rússia, para que se crie o necessário ambiente negocial entre as partes envolvidas, a fim de se construir uma paz sólida e duradoura nesse continente.

“Este conflito não devia ter lugar, razão pela qual apoiamo-nos nas declarações proferidas, há bem pouco tempo, pelo Presidente João Lourenço, em relação à posição de Angola sobre o mesmo, um apelo que todos nós fizemos e, por isso, dissemos que este conflito não devia ter lugar em pleno século XXI”, destacou.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
Política

Energias renováveis são a “única via credível” para evitar catástrofe climática

EconomiaMoçambique

Moçambique aposta na produção de energias renováveis

Mundo

PE quer elevar para 45% o consumo de energias renováveis em 2030

China

Banco Africano de Desenvolvimento quer China em projetos de energia renovável

Assine nossa Newsletter