Início Angola Bélgica quer cooperação com Angola no domínio das energias renováveis

Bélgica quer cooperação com Angola no domínio das energias renováveis

Hadja Lahbib esclareceu que o seu país já coopera com Angola em outros domínios e que a intenção, agora, passa por ampliar esta cooperação, mas em outras áreas de carácter comum, com realce para o das energias renováveis.

“Nós estamos interessados, porque é um desafio actual e permanente, razão pela qual, tanto Angola quanto a Bélgica, estão todos interessados em desenvolver capacidades neste sector”, realçou a ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, para quem o seu país está, igualmente, interessado em cooperar com Angola na exploração do Porto do Lobito.

“A cooperação entre Angola e o Reino da Bélgica é muito saudável e de longa data, razão pela qual saímos daqui satisfeitos”, salientou.

Hadja Lahbib, que se faz acompanhar de uma delegação, disse que o encontro com o Presidente João Lourenço serviu para abordar, também, questões sobre a geopolítica internacional, com particular atenção para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, bem como o conflito no Leste da República Democrática do Congo.

Sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, Hadja Lahbib fez saber que o Reino da Bélgica partilha da mesma visão que a do estadista angolano, que defende o estabelecimento de um cessar-fogo definitivo e incondicional, por parte da Rússia, para que se crie o necessário ambiente negocial entre as partes envolvidas, a fim de se construir uma paz sólida e duradoura nesse continente.

“Este conflito não devia ter lugar, razão pela qual apoiamo-nos nas declarações proferidas, há bem pouco tempo, pelo Presidente João Lourenço, em relação à posição de Angola sobre o mesmo, um apelo que todos nós fizemos e, por isso, dissemos que este conflito não devia ter lugar em pleno século XXI”, destacou.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!