Director do Gabinete de Ligação e Comissário do MNE: esperam novo cenário de desenvolvimento para 2023

por Viviana Chan
TDM Rádio Macau

O director do Gabinete de Ligação em Macau e o comissário dos Negócios Estrangeiros em Macau esperam um novo cenário do desenvolvimento sócio-económico de Macau para 2023. Os desejos foram transmitidos nas suas mensagens de ano novo. 


O director do Gabinete de Ligação do Governo Central na RAEM quer também que Macau desenvolva o princípio de Um País, Dois Sistemas, com as próprias características do território.

A mensagem, muito ligada aos sucessos alcançadas no 20º Congresso do PCC que determinam o desenvolvimento do país e do território na nova era, foi deixada pelo director Zheng Xincong. 
O responsável sublinhou também os desafios de Macau durante a pandemia, entretanto, com o apoio do Governo Central, o território conseguiu controlar os surtos pandémicos e assegurar o bem-estar da população, bem com a revisão da Lei de Segurança do Estado e da Lei do Jogo. 

Zheng Xincong reforçou a importância da Zona de Cooperação Aprofundada e da Grande Baía para a diversificação económica de Macau. 

Para o ano novo, garantiu que o Gabinete de Ligação vai continuar apoiar Macau na execução da sua acção governativa e na recuperação económica junto com os diferentes sectores da sociedade e também com toda a população da RAEM. 

Por seu turno, na mensagem de ano novo do Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Liu Xianfa sublinhou que o ano 2023 vai marcar o 30º aniversário da promulgação da Lei Básica da RAEM. E também o 20º aniversário do estabelecimento do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, mecanismo que trará novas oportunidades para os assuntos diplomáticos relacionados com a RAEM. 

O comissário destacou ainda que o MNE vai continuar a apoiar Macau no desenvolvimento das suas relações com os países lusófonos. 
Ambos defenderam a soberania, a segurança e os interesses do país, evitando a infiltração de forças externas.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!