China multa banco de dados académico online por comportamento monopolista

por Viviana Chan
Xinhua

A Infraestrutura Nacional de Conhecimento da China (CNKI, na sigla em inglês), o banco de dados acadêmico online do país, foi multado por comportamento monopolista, informou o principal regulador de mercado do país na segunda-feira.

A Administração Estatal para Regulação do Mercado impôs uma multa de 87,6 milhões de yuans (12,55 milhões de dólares americanos) à plataforma, valor equivalente a 5% de suas vendas nacionais em 2021, informou o regulador em comunicado.

A CNKI abusou de sua posição dominante no mercado desde 2014, vendendo serviços de banco de dados a preços injustamente altos e assinando acordos de cooperação exclusivos.

Esse comportamento prejudicou a concorrência no mercado de serviços de banco de dados académicos da China, infringiu os direitos e interesses legítimos dos usuários e comprometeu a inovação e o desenvolvimento de mercados relacionados e intercâmbios académicos, avaliou a pasta.

O regulador pediu que a CNKI corrija seus erros e faça reformas abrangentes em sua estrutura interna de conformidade, entre outras áreas, para facilitar o desenvolvimento bem regulamentado, saudável e inovador do setor.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!