Início Notícias Maior árvore de Natal do mundo em crochet semeia pontes em Loures

Maior árvore de Natal do mundo em crochet semeia pontes em Loures

Agulha na mão, novelos de lã amontoados, quase todas de óculos, 15 mulheres passam a noite a fazer quadrados de crochet na sala da assembleia de freguesia da Apelação, no concelho de Loures. Tem sido assim, todas as noites, desde Maio, quando nasceu o projecto social de construir uma árvore de Natal em crochet. A coordenadora Catarina Canelas, que é também tesoureira da Associação Moradores Unidos da Apelação (AMUA), confessa que ninguém esperava a resposta da população, quando o desafio foi lançado. O projecto de inclusão pretendia trazer as mulheres mais velhas para a rua, depois de dois anos de confinamento devido à pandemia, mas a reacção “excedeu todas as expectativas”. Todos os dias chegavam mais mulheres, de todas as idades. São agora, 70 mulheres, dos 11 aos 88 anos.

A presidente da AMUA, Aida Marrano, destaca a multiculturalidade do projecto, que junta a população mais envelhecida da Apelação ao bairro social da Quinta da Fonte, de onde chegam “ciganos, africanos”. Cria-se assim uma “ponte” entre grupos outrora antagonistas.

A ideia inicial, de construir uma árvore de três a quatro metros, evoluiu para os 17 metros de altura, cerca de 7200 quadrados, e o desafio de inscrever a árvore de Natal em crochet no livro de recordes do Guiness.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!