Maior árvore de Natal do mundo em crochet semeia pontes em Loures - Plataforma Media

Maior árvore de Natal do mundo em crochet semeia pontes em Loures

Agulha na mão, novelos de lã amontoados, quase todas de óculos, 15 mulheres passam a noite a fazer quadrados de crochet na sala da assembleia de freguesia da Apelação, no concelho de Loures. Tem sido assim, todas as noites, desde Maio, quando nasceu o projecto social de construir uma árvore de Natal em crochet. A coordenadora Catarina Canelas, que é também tesoureira da Associação Moradores Unidos da Apelação (AMUA), confessa que ninguém esperava a resposta da população, quando o desafio foi lançado. O projecto de inclusão pretendia trazer as mulheres mais velhas para a rua, depois de dois anos de confinamento devido à pandemia, mas a reacção “excedeu todas as expectativas”. Todos os dias chegavam mais mulheres, de todas as idades. São agora, 70 mulheres, dos 11 aos 88 anos.

A presidente da AMUA, Aida Marrano, destaca a multiculturalidade do projecto, que junta a população mais envelhecida da Apelação ao bairro social da Quinta da Fonte, de onde chegam “ciganos, africanos”. Cria-se assim uma “ponte” entre grupos outrora antagonistas.

A ideia inicial, de construir uma árvore de três a quatro metros, evoluiu para os 17 metros de altura, cerca de 7200 quadrados, e o desafio de inscrever a árvore de Natal em crochet no livro de recordes do Guiness.

Leia mais em TSF

Related posts
Lifestyle

Sugestões para a árvore de Natal em tempo de Covid-19

Assine nossa Newsletter