Início » Festas e familiares tóxicos. Sete estratégias de sobrevivência

Festas e familiares tóxicos. Sete estratégias de sobrevivência

Sofia Esteves

O Natal é sinónimo de paz e amor mas também pode ser uma valente dor de cabeça. Nesta quadra festiva, a família junta-se à mesa e aqueles membros mais tóxicos aparecem para dar os ares da sua graça e nos deixar com os cabelos em pé. Aprenda alguns truques para lidar com a toxicidade da família

Na rádio já se ouve a All I Want for Christmas Is You, da Mariah Carey, na televisão, os anúncios e, nas ruas, as luzes de Natal começam – moderadamente devido à crise energética – a aparecer. O Natal já se começa a desenhar e, com ele, apregoa-se o amor e solidariedade, não é assim tão cor-de-rosa como parece.

Fazer a árvore de Natal, organizar uma grande ceia de consoada são atividades mágicas e carregadas de nostalgia, mas e os familiares tóxicos? Pois é, o Natal não traz só coisas boas, muitas vezes temos de lidar com a parte da família mais tóxica durante estes dias de festa. Aquela cunhada mais rezingona, o tio desagradável ou o primo que não conhece limites.

Mas não entre em pânico, com as dicas certas pode aprender a lidar com toda essa toxicidade sem grande problema.

Antes de mais, deve conhecer os seus limites e o poder da palavra “não”. Ou seja, durante as festividades deve transmitir os limites a estes familiares com antecedência e manter um segundo conjunto de limites tácitos na sua cabeça. No fundo, crie táticas e planos para lidar com atitudes que considere mais desagradáveis. Por exemplo, alguém se tornou mais agressivo ou impertinente? Vá para outro espaço.

Ter uma estratégia de fuga também é importante, tanto para conversas desagradáveis como para situações. Se vê que a conversa com algum membro da família não vai terminar em bom porto arranje algumas declarações para encerrar a conversa como: “Preciso de apanhar um pouco de ar fresco, já volto” ou “Desculpa, mas preciso mesmo de resolver um problema, mais logo falamos”.

Leia mais em Delas

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!