Início » Acusado de difamação, Trump presta depoimento à Justiça nos EUA

Acusado de difamação, Trump presta depoimento à Justiça nos EUA

AFP

Donald Trump prestou depoimento esta quarta-feira num caso de difamação aberto em 2019 pela ex-jornalista E. Jean Carroll, que acusa o ex-presidente americano de tê-la estuprado na década de 1990

Em 12 de outubro, um juiz do tribunal federal de Manhattan desconsiderou um pedido de Trump para adiar seu depoimento à Justiça, depois de passar três anos apresentando recursos contra essa acusação.

Na quarta-feira passada, o juiz nova-iorquino Lewis Kaplan intimou Caroll, de 78 anos, e Trump, de 76, para prestarem depoimentos nos dias 14 e 19 de outubro, respectivamente.

“Estamos satisfeitos de que, em nome de nossa cliente, E. Jean Carroll, pudemos receber hoje o depoimento de Donald Trump”, indicou, em um e-mail enviado à AFP, o escritório de advogados Kaplan Hecker and Fink, que representa Carroll, sem dar mais detalhes.

Segundo o jornal The New York Times, o depoimento do ex-presidente foi feito por videochamada em sua residência de Mar-a-Lago, na Flórida. Por outro lado, não há informações sobre se Carroll depôs ao tribunal na última sexta-feira.

Neste caso de difamação, E. Jean Carroll, ex-colunista da revista Elle, apresentou um processo contra Trump na Justiça civil de Nova York em novembro de 2019.

A mulher acusa o ex-presidente de tê-la difamado ao tachar de “mentira total”, em junho de 2019, a acusação de estupro em um provador de uma das grandes lojas de departamento em Nova York em meados dos anos 1990.

O então presidente republicano disse que não conhecia Carroll e que ela tampouco fazia “o seu tipo”.

As dúvidas sobre se Trump deveria ser representado pelo governo americano no julgamento, pois ele era presidente no momento em que fez essas declarações, atrasaram as diligências processuais.

De acordo com vários veículos de imprensa dos Estados Unidos, os advogados do ex-presidente sempre afirmaram que seu cliente estava protegido por sua imunidade, em particular no que diz respeito às declarações difamatórias que ele teria feito durante o seu mandato.

Contudo, o veículo digital Vice News afirma que o bilionário republicano zombou das acusações de estupro de Carroll no dia 12 de outubro em sua rede social, a Truth Social.

Nesse sentido, e de acordo com advogados citados pelo Vice News, a demandante poderia alegar que Trump a difamou outra vez, agora como um simples cidadão.

Na semana passada, o juiz Kaplan indicou que Carroll poderia reivindicar o pagamento de uma indenização a Trump pelo suposto estupro a partir de 24 de novembro, assim que entrar em vigor uma lei do estado de Nova York que permite apresentar demandas civis independentemente dos prazos de prescrição.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website