Início » Coração de D. Pedro recebido no Brasil com honras de chefe de Estado

Coração de D. Pedro recebido no Brasil com honras de chefe de Estado

A trasladação do coração de D. Pedro IV (I do Brasil) “renova” a proximidade histórica entre Portugal e o Brasil, considerou este domingo Raimundo Carreiro Silva, embaixador do Brasil em Lisboa, em declarações feitas na cerimónia de assinatura do protocolo entre a Embaixada da República Federativa do Brasil em Lisboa e o município do Porto.

“Não há nada mais justo e coerente que o coração visite a terra pela qual lutou enfrentando tantos obstáculos”, afirmou, lembrando o impacto que D. Pedro tem no Brasil, uma vez que foi graças ao antigo rei que o país se tornou independente.

Leia ainda: Porto cede coração de D. Pedro I ao Brasil

O embaixador referiu ainda que a urna onde o coração irá ser transportado, num voo acompanhado pelo autarca portuense Rui Moreira, será recebida em Brasília – na manhã desta segunda-feira – com pompa e circunstância. O que se estenderá com uma receção na terça-feira pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na rampa do Palácio do Planalto – sede do Ministério das Relações Exteriores -, à semelhança do que acontece em visitas de Estado, avançou o jornal Folha de São Paulo. Segundo o embaixador em Lisboa, “o coração será recebido como se o próprio imperador estivesse a regressar ao país.”

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!