Buscas a casa de Trump põem Justiça na mira dos republicanos - Plataforma Media

Buscas a casa de Trump põem Justiça na mira dos republicanos

As buscas do FBI à casa do ex-presidente dos EUA Donald Trump, alegadamente à procura de documentos classificados que ele terá levado consigo para Mar-a-Lago após sair da Casa Branca, desencadearam uma forte resposta da parte dos republicanos. O líder da minoria, Kevin McCarthy, ameaça desencadear uma investigação ao Departamento de Justiça, que acusa de ter alcançado um “estado intolerável de politização” e de se ter tornado numa arma dos democratas para impedir que Trump concorra a um novo mandato em 2024.

“Estes são dias sombrios para a nossa nação, a minha bela casa, Mar-a-Lago em Palm Beach, Florida, está sitiada e foi invadida e ocupada por numerosos agentes do FBI“, disse Trump num comunicado na noite de segunda-feira (já madrugada em Portugal), explicando que um cofre tinha sido arrombado. “Depois de trabalhar e cooperar com as agências governamentais relevantes, esta busca sem aviso prévio da minha casa não foi nem necessária nem apropriada”, acrescentou Trump, que estava em Nova Jérsia na altura. O seu Comité de Ação Política, Save America, aproveitou para lançar um apelo a donativos com o objetivo de fazer frente à “perseguição política” a Trump – que alguns dizem pode lançar a candidatura já este verão.

Os congressistas republicanos, falando de uma “ação sem precedentes”, exigiam esta terça-feira respostas tanto do procurador-geral, Merrick Garland, como do diretor do FBI, Christopher A. Wray, querendo que testemunhem no Congresso para explicar as buscas. O líder da minoria foi mais longe, ameaçando com uma investigação ao Departamento de Justiça quando os republicanos reconquistarem – ele espera já em novembro – a maioria na Câmara dos Representantes. O próprio ex-vice-presidente Mike Pence, que não saiu nos melhores termos com Trump, mostrou-se “profundamente preocupado” e apontou o dedo à “partidarização” do Departamento de Justiça.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Mundo

FBI encontrou informações nucleares de um governo estrangeiro na residência de Trump

MundoPolítica

Perito independente vai examinar documentos apreendidos na casa de Trump

MundoPolítica

Departamento de Justiça indica que Trump pode ter escondido documentos secretos

Política

Mais de 100 documentos classificados recuperados na casa de Trump em janeiro

Assine nossa Newsletter