Início » Buscas a casa de Trump põem Justiça na mira dos republicanos

Buscas a casa de Trump põem Justiça na mira dos republicanos

As buscas do FBI à casa do ex-presidente dos EUA Donald Trump, alegadamente à procura de documentos classificados que ele terá levado consigo para Mar-a-Lago após sair da Casa Branca, desencadearam uma forte resposta da parte dos republicanos. O líder da minoria, Kevin McCarthy, ameaça desencadear uma investigação ao Departamento de Justiça, que acusa de ter alcançado um “estado intolerável de politização” e de se ter tornado numa arma dos democratas para impedir que Trump concorra a um novo mandato em 2024.

“Estes são dias sombrios para a nossa nação, a minha bela casa, Mar-a-Lago em Palm Beach, Florida, está sitiada e foi invadida e ocupada por numerosos agentes do FBI“, disse Trump num comunicado na noite de segunda-feira (já madrugada em Portugal), explicando que um cofre tinha sido arrombado. “Depois de trabalhar e cooperar com as agências governamentais relevantes, esta busca sem aviso prévio da minha casa não foi nem necessária nem apropriada”, acrescentou Trump, que estava em Nova Jérsia na altura. O seu Comité de Ação Política, Save America, aproveitou para lançar um apelo a donativos com o objetivo de fazer frente à “perseguição política” a Trump – que alguns dizem pode lançar a candidatura já este verão.

Os congressistas republicanos, falando de uma “ação sem precedentes”, exigiam esta terça-feira respostas tanto do procurador-geral, Merrick Garland, como do diretor do FBI, Christopher A. Wray, querendo que testemunhem no Congresso para explicar as buscas. O líder da minoria foi mais longe, ameaçando com uma investigação ao Departamento de Justiça quando os republicanos reconquistarem – ele espera já em novembro – a maioria na Câmara dos Representantes. O próprio ex-vice-presidente Mike Pence, que não saiu nos melhores termos com Trump, mostrou-se “profundamente preocupado” e apontou o dedo à “partidarização” do Departamento de Justiça.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!