Início » EUA oferecem à Rússia troca de prisioneiros envolvendo estrela da WNBA Brittney Griner

EUA oferecem à Rússia troca de prisioneiros envolvendo estrela da WNBA Brittney Griner

O governo dos Estados Unidos propôs ao Kremlin uma troca de prisioneiros para libertar a estrela do basquete americano Brittney Griner e o ex-militar Paul Whelan, ambos detidos na Rússia. A proposta foi revelada nesta quarta (27) pelo secretário de Estado Antony Blinken, que anunciou que deve ter, nos próximos dias, a primeira conversa com o chanceler russo, Serguei Lavrov, desde o início da Guerra da Ucrânia.

Para possibilitar a negociação, o governo dos EUA se dispôs a entregar Viktor Bout, traficante de armas russo preso em território americano. Conhecido como “Mercador da Morte”, ele foi detido em Bancoc, na Tailândia, em uma operação da Agência de Repressão às Drogas dos Estados Unidos, em 2008, e extraditado para Nova York em 2010.

De acordo com o jornal The New York Times, a proposta teria o aval do presidente Joe Biden, que, em meio a uma crise de popularidade que ameaça a ligeira maioria do Partido Democrata no Legislativo, estaria sob crescente pressão política para libertar os americanos.

“Paul Whelan e Brittney Griner foram detidos injustamente e devem ser autorizados a voltar para casa”, disse Blinken. O secretário de Estado não deu detalhes sobre a proposta para, segundo ele, não colocar em risco as negociações —ele se limitou a dizer que a oferta é “substancial” e que a Casa Branca está otimista com a concretização do acordo.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!