Já há acordo para redução de 15% do consumo de gás na Europa - Plataforma Media

Já há acordo para redução de 15% do consumo de gás na Europa

“Esta não foi uma missão impossível”, anunciou a presidência da UE, atualmente a cargo da República Checa. “Os ministros chegaram a um acordo político para a redução do consumo de gás antes do próximo inverno”, avançou, no Twitter.

“Nesta fase trata-se de um acordo político, pelo que não houve uma votação formal. No entanto, houve um consenso esmagador e apenas um Estado-membro expressou a sua oposição”, informaram fontes diplomáticas.

O acordo político foi alcançado no Conselho extraordinário de Energia, em Bruxelas, no qual os 27 chegaram a um compromisso em torno da proposta apresentada pela Comissão Europeia com vista à redução de 15% do consumo do gás até à primavera, mas já com novas exceções para abranger a “situação geográfica ou física” dos países.

Em comunicado, entretanto divulgado, a presidência checa do Conselho da UE dá conta de que, “num esforço para aumentar a segurança do aprovisionamento energético da UE, os Estados-membros chegaram hoje a um acordo político sobre uma redução voluntária da procura de gás natural em 15% este inverno”, estando também prevista a “possibilidade de desencadear um ‘alerta da União’ sobre a segurança do aprovisionamento, caso em que a redução da procura de gás se tornaria obrigatória”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
MundoPolítica

Europa está bem posicionada para ser um “verdadeiro parceiro” de África

Política

Gazprom reduz entregas de gás à Europa através do Nord Stream

Economia

Descobertos três novos campos de petróleo e gás no sul da Argélia

Economia

Corte de 15% no consumo de gás? Bruxelas pede "cabeça fria"

Assine nossa Newsletter