Confinamento total em Macau pode levar a depressões, suicídio e falta de acesso a cuidados médicos - Plataforma Media

Confinamento total em Macau pode levar a depressões, suicídio e falta de acesso a cuidados médicos

Um estudo realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Macau (UM) e divulgado na passada sexta-feira, concluiu que submeter Macau a um confinamento total pode ter consequências nefastas ao nível das relações sociais, acesso a cuidados de saúde, podendo potenciar o surgimento de conflitos familiares, depressão, ansiedade e até suicídio. Isto, além de todas as consequências que o encerramento de todas as actividades, poderá trazer para a economia.

“Uma redução no Produto Interno Bruto (PIB) é frequentemente utilizada para reflectir a perda associada às medidas de encerramento. Contudo, existem muitos outros efeitos negativos ou secundários, tanto tangíveis como intangíveis, que devem ser tidos em conta. Medidas rigorosas de encerramento teriam um impacto profundo na manutenção dos laços sociais e na acessibilidade da educação e dos serviços médicos, e podem aumentar os riscos de conflitos familiares, depressão, ansiedade ou mesmo suicídio, juntamente com outras perturbações mentais graves”, pode ler-se no estudo.

Leia também: Covid-19: Residente em Macau condenado a prisão suspensa por violar confinamento parcial

Além disso, é apontado, através de “experiências que tiveram lugar em todo o mundo”, um confinamento geral não impede o surgimento de novos surtos e apenas poderá ser “completamente eficaz” quando a transmissibilidade é elevada. Neste momento, esse não é o caso de Macau, dado que apenas 0,2 por cento da população estava infectada na passada sexta-feira.

Leia mais em: Hoje Macau
Related posts
EconomiaMacau

Covid-19: Macau reabre jardins, parques, zonas de lazer e trilhos após surto

ChinaMacau

Macau regista mais uma morte e obriga filipinos a testagens diárias

MacauPolítica

Covid-19: Residente em Macau condenado a prisão suspensa por violar confinamento parcial

ChinaMacau

Macau contabiliza quase 400 casos de Covid-19 numa semana

Assine nossa Newsletter